Rondônia alcança nota máxima na Capacidade de Pagamento em avaliação realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional - Impacto Rondônia

Rondônia alcança nota máxima na Capacidade de Pagamento em avaliação realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional


Rondônia é CAPAG A pelo quarto ano seguido e recebe nota máxima desde 2019

Porto Velho, RO - O estado de Rondônia se destaca mais uma vez ao atingir nota máxima na análise da Capacidade de Pagamento (Capag), indicador fundamental para avaliar a situação fiscal dos estados que buscam contrair novos empréstimos com garantia da União. Rondônia foi avaliado com nota A, pelo quarto ano seguido, nos três quesitos avaliados: poupança corrente, a liquidez do Estado e endividamento.

Essa avaliação é referente ao ano de 2022 e, o Estado segue com nota máxima desde 2019. O sistema de notas do Tesouro Nacional para analisar a capacidade de pagamento dos entes varia nas notas finais de A até D, em que a nota A demonstra uma situação fiscal equilibrada positiva e D uma situação fiscal de risco elevado.

A metodologia utilizada para cálculo é a somatória dos três indicativos: o endividamento demonstra a proporção da dívida em relação à receita corrente líquida; a poupança corrente é a diferença das despesas e receitas correntes; e o índice de liquidez, indica o nível de obrigações financeiras em concordância com a disponibilidade de caixa.

A avaliação da Capacidade de Pagamento não apenas fornece informações para o Governo Federal ao considerar garantias para novos empréstimos, mas também oferece transparência aos cidadãos e investidores sobre a saúde econômica do Estado.

Esse feito ressalta a importância de práticas sólidas de administração financeira por parte dos estados e municípios, fortalecendo a confiança dos investidores e contribuindo ao desenvolvimento sustentável e equilibrado do país. Rondônia, ao alcançar a nota máxima na Capacidade de Pagamento em 2023, coloca-se como um exemplo a ser seguido por outras unidades federativas, reforçando a importância do compromisso com a responsabilidade fiscal.

O governador do Estado, Marcos Rocha salientou que, “esta conquista é resultado de um trabalho em conjunto e reforça a confiança em nosso ambiente econômico. Estamos trilhando um caminho de prosperidade, e tudo isto se dá em virtude da colaboração de todos, que podemos celebrar esse feito significativo. O êxito alcançado por Rondônia reflete diretamente nas ações realizadas para aprimorar a gestão financeira, nos quesitos transparência e responsabilidade.

O secretário de Estado de Finanças, Luís Fernando Pereira destacou que, “dentre os 27 entes avaliados, somente cinco alcançaram a nota A. É excelente para Rondônia estar entre os mais bem avaliados pelo STN. Isso significa que, o Estado mantém as condições de honrar todos os seus compromissos, o que é muito bom para o ambiente econômico e atração de investimentos”, finalizou.

Para conferir, a avaliação já está disponível no portal da transparência do STN, https://transparencia.ro.gov.br/Anexo/Visualizar/14065e42-a066-47b2-a5f9-4765233ceea3


Rondônia alcança nota máxima na Capacidade de Pagamento em avaliação realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional Rondônia alcança nota máxima na Capacidade de Pagamento em avaliação realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional Reviewed by Da Redação on novembro 29, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.