O dia 16 novembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 16 novembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

16.11.23 – BOM DIA!  

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

RONDÔNIA

1916 – Fundada a primeira entidade representativa das artes cênicas, em Porto Velho, a Associação Dramática, Recreativa e Beneficente.

1981 – Tudo pronto para começar, dia 28, em Porto Velho, os I Jogos Universitários de Rondônia, em oito modalidades, conforme o coordenador Agostinho Leandro de Carvalho.

1981 – Começa o I Simpósio de Medicina Tropical em Rondônia, participando especialistas das universidades de Brasília, Minas Gerais, Inpa, Ministério da Saúde, Sucam, CNP etc.

1987 – Começa, promovida pela LBA, uma semana de treinamento para microempresários, visando melhorar a qualidade dos empreendimentos do setor em Rondônia.

1990 – Criticando o seu partido, PTB, que apoia o nome de Valdir Raupp no 2º turno da eleição, o prefeito Chiquilito Erse reafirmou seu apoio ao candidato a governador Oswaldo Piana e desligou-se  do PTB.

COMEMORE

Dia do Não Fumar. Dia Nacional da Amazônia Azul. Começa a Semana da Música (data móvel). Dia Nacional dos Ostomizados. Dia Nacional de Atenção à Dislexia. Dia internacional da tolerância. Dia Mundial da Filosofia.

Católicos celebram Santa Margarida da Escócia, Santa Gertrudes, Santa Inês de Assis

BRASIL

1904 – No Rio de Janeiro, termina a Revolta da Vacina.

MUNDO

1945 – Representantes de 137 países, em Londres, fundam a Unesco. 

1885 – George Eastman, inventa a película de nitrocelulose para imprimir imagens. 

1938 – O químico Albert Hofmann, sintetiza o LSD. 

2002 — Em Foshan, China, acontecem os primeiros casos da SARS -  síndrome respiratória aguda grave. 

FOTO DO DIA

AO FUNDO, O SÍRIO-LIBANÊS

Em 1927 Mário de Andrade, um dos participantes da Semana da Arte Moderna de 1922, chegou a Porto Velho, foi a Santo Antônio, ainda município de Mato Grosso e no retorno contou, em “O Turista Aprendiz”, sua viagem pela Amazônia.

Contumaz usuário da fotografia, Mário de Andrade fez muitas fotos em Porto Velho, uma delas a dos pilares do que seria a catedral católica – vendo-se ao fundo, à direita, meio escondido, bem em baixo, o prédio do clube Sírio-Libanês, agora pertencente ao INSS.

Os pilares foram destruídos, e o que ouvi de antigões, foi anunciado bem antes, logo no início da obra, por um religioso em desobriga na região, dizendo que a igreja deveria ser construída em outro local. 

Depois da destruição, seguiram o que dissera o padre, a obra construída onde é a catedral do Sagrado Coração de Jesus.

Ouvi dos que conversei a respeito, que a obra teria sido derrubada por um temporal ou por um incêndio, no início da década de 1920.

No final da década de 1940 começa a surgir, onde se pretendia construir a igreja, o Palácio Presidente Vargas, agora Museu Estadual.

Postar um comentário

0 Comentários