Em 30 dias, foram efetuadas mais de 270 certificações em cursos profissionalizantes no sistema prisional do Estado - Impacto Rondônia

Em 30 dias, foram efetuadas mais de 270 certificações em cursos profissionalizantes no sistema prisional do Estado


A capacitação é promovida através de parceria com o Idep, Senar e Senai

Porto velho, RO - Cerca de 278 certificações em cursos profissionalizantes para reeducandos foram realizadas pelo Governo de Rondônia, no mês de outubro. A capacitação é promovida através de parceria com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e integram as ações do governo para a diminuição da reincidência criminal através da inserção dos reeducandos no mercado de trabalho, no pós-cumprimentos de penas.

Conforme a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o trabalho é executado pela Gerência de Reinserção Social (Geres), por meio do Núcleo de Educação a Pessoa Privada de Liberdade (Nuedu), que realiza as matrículas nas modalidades de Educação a Distância (EAD) e presencial, alcançando reeducandos em todo Estado. Com duração que variam entre 200 horas, 160 horas e 40 horas, os reeducandos recebem além das certificações, o benefício da remição pelo estudo, que autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo.

Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, a educação é uma das ferramentas mais eficazes para a reintegração do detento ao convívio social. “Muitos dos internos chegam às unidades sem o ensino básico e saem profissionalizados, podendo visualizar um futuro diferente de quando foram recolhidos”, disse.

O governador do Estado, Marcos Rocha, enfatiza que, “a educação pode mudar a perspectiva de vida dos reeducandos e de seus familiares, por isso investir nessa pasta é fundamental no processo de ressocialização”.

SOBRE OS CURSOS

Foram disponibilizadas 218 vagas na forma presencial, sendo elas: encanador instalador predial; eletricista predial de baixa tensão; serígrafo; assistente administrativo; pintor de obras imobiliárias; cooperativismo; associativismo; costura industrial; marceneiro e mecânico de refrigeração, para os municípios de Alvorada d’Oeste, Costa Marques, Porto Velho e Vilhena; e 60 na forma EAD, para todo o Estado, sendo: empreendedorismo; auxiliar administrativo; e atendimento ao público.


Em 30 dias, foram efetuadas mais de 270 certificações em cursos profissionalizantes no sistema prisional do Estado Em 30 dias, foram efetuadas mais de 270 certificações em cursos profissionalizantes no sistema prisional do Estado Reviewed by Da Redação on novembro 06, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.