Campanha de vacinação contra gripe para grupos prioritários começou hoje (13), em Porto Velho - Impacto Rondônia

Campanha de vacinação contra gripe para grupos prioritários começou hoje (13), em Porto Velho


Imunização segue até o dia 15 de dezembro em todas as unidades de saúde do município

Porto Velho, RO - Começou hoje (13) em Porto Velho, e toda a Região Norte, a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que segue até o dia 15 de dezembro. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) disponibiliza as doses em todas as unidades de saúde, das 8h às 18h, para grupos prioritários.

Esta é a primeira vez que a campanha contra a gripe é realizada antes do início do inverno amazônico, período em que as chuvas são intensificadas. Uma estratégia utilizada pelo Ministério da Saúde com objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo.

NOVA DOSE

O indivíduo que já tomou a vacina da gripe esse ano deve receber uma nova dose, “desde que o intervalo entre as duas seja de trinta dias”, explica a coordenadora da Divisão de Imunização, Elizeth Gomes. “É uma nova campanha e todos os grupos prioritários devem buscar o imunizante para prevenir o adoecimento”, reforça a recomendação.

GRUPOS PRIORITÁRIOS


Crianças de 6 meses a menores de 6 anos estão entre as prioridades

A vacinação contra a influenza é trivalente e busca reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Os grupos prioritários apontados pelo Ministério da Saúde para este primeiro momento da vacinação são:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Trabalhador da saúde dos serviços públicos e privados;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais de idade;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.

APRESENTAR DOCUMENTAÇÃO

O Ministério da Saúde também alterou a forma de registro da dose, que a partir desta campanha passa a ser realizada pelo sistema de informação através do cartão do SUS ou CPF do indivíduo. Esses dados serão enviados à base nacional da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e disponibilizados na Carteira Nacional de Vacinação Digital do cidadão no Conecte-SUS.

PONTOS DE VACINAÇÃO

A Semusa conta com 38 unidades de saúde, na zona urbana e rural, com o serviço de vacinação contra a gripe. Na capital, os endereços e horário de funcionamento estão disponibilizados neste link.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Campanha de vacinação contra gripe para grupos prioritários começou hoje (13), em Porto Velho Campanha de vacinação contra gripe para grupos prioritários começou hoje (13), em Porto Velho Reviewed by Da Redação on novembro 13, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.