Rondônia fortalece compromissos ambientais durante Conferência Brasileira sobre o Clima, em São Paulo - Impacto Rondônia

Rondônia fortalece compromissos ambientais durante Conferência Brasileira sobre o Clima, em São Paulo


O Estado vai ser representado pelo titular da Sedam e reunirá especialistas

Porto Velho, RO - Em busca de fortalecer iniciativas no combate ao desmatamento, restaurar florestas e implementar práticas sustentáveis, por meio do mercado de créditos de carbono, o Governo de Rondônia vai participar da Conferência Brasileira Clima & Carbono, que vai acontecer na quinta-feira (26), em São Paulo (SP).

O Estado vai ser representado pelo titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e reunirá especialistas que vão abordar temas como Clima e Mercado de Carbono, Desafios e Oportunidades para o Mercado de Carbono no Brasil, com foco na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a ser realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, em Dubai.

A Conferência coloca em destaque tópicos cruciais para o Brasil, incluindo exemplos de melhores práticas para o setor, os obstáculos enfrentados e as oportunidades que se apresentam. Além disso, vai abordar questões prementes, como a regularização fundiária na Amazônia, iniciativas jurisdicionais em nível estadual, projetos individuais e a necessária regulamentação do mercado de carbono no país, entre outros temas de relevância.

O Estado tem buscado avançar em soluções capazes de diminuir os impactos causados pelas mudanças climáticas e fortalecer a sustentabilidade. Para tanto, realizou no dia 5 de outubro, o 3° Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, a fim de debater questões que devem receber uma atenção especial, principalmente com relação às ondas de calor mais intensas em Rondônia e a seca do Rio Madeira. O evento destacou ainda, as conquistas alcançadas, como a queda de 60% no índice de desmatamento, durante o primeiro semestre de 2023 e a redução de mais de 70% nos registros de incêndios florestais.

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a Conferência oferecerá oportunidades de estabelecer um caminho benéfico para a nação e o mundo. “O Brasil é um país rico em recursos naturais e diversidade, mas enfrenta desafios significativos em relação ao desmatamento, emissão de carbono e preservação de nossos biomas”. Participar da Conferência Brasileira Clima & Carbono será relevante, pela oportunidade de discutir e definir estratégias que irão moldar o futuro sustentável do Brasil.

O Fórum foi organizado pela Sedam e reuniu representantes de secretarias do Governo, dos municípios, povos indígenas, comunidades tradicionais, agricultores familiares e de órgãos ambientais.


Rondônia fortalece compromissos ambientais durante Conferência Brasileira sobre o Clima, em São Paulo Rondônia fortalece compromissos ambientais durante Conferência Brasileira sobre o Clima, em São Paulo Reviewed by Da Redação on outubro 23, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.