PF deflagra operação contra o comércio ilegal de diamantes em Rondônia - Impacto Rondônia

PF deflagra operação contra o comércio ilegal de diamantes em Rondônia


Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Rondônia e no Paraná

Porto Velho, RO - A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 17/10, a operação Elusorius, a fim de desarticular um grupo especializado no comércio ilegal de diamantes extraídos da Terra Indígena Roosevelt e transportados, em sua maioria, para o Paraná.

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Rondônia e no Paraná, expedidos pela Subseção Judiciária de Vilhena/RO. Durante a ação, foram apreendidas armas de fogo, munições, pedras sem comprovação de origem, celulares, bem como apetrechos utilizados na atividade de garimpo.

A investigação iniciou em 2021 após uma abordagem feita por policiais federais, quando foram encontrados R$ 50.870,00, em espécie, dentro de um veículo.

Verificou-se que o condutor veio à Rondônia com o intuito de comprar diamantes para comercialização e que o esquema de compra e venda das pedras preciosas, contava com a participação de indígenas que forneciam as pedras. O grupo utilizava notas fiscais falsas para dar aparência lícita ao comércio dos diamantes.

Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, crimes contra a ordem econômica e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.

A operação contou com a participação de 25 policiais federais que cumpriram os mandados em Espigão do Oeste/RO, Cacoal/RO, Curitiba/PR e Santo Antônio da Platina/PR.

A Polícia Federal atua de forma constante para manter a integridade do território indígena, de forma que ações que atentem contra os interesses desses povos serão reprimidas com o rigor da lei penal.

O nome em latim “Elusorius” quando traduzido significa evasivo, referindo-se a algo que é difícil de ser pego. A exemplo do que ocorre com o crime investigado, relacionado ao comércio ilegal de diamantes.

Fonte: Assessoria PF/RO
PF deflagra operação contra o comércio ilegal de diamantes em Rondônia PF deflagra operação contra o comércio ilegal de diamantes em Rondônia Reviewed by Da Redação on outubro 17, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.