Outubro Rosa: municípios estendem horário de atendimento em postos de saúde - Impacto Rondônia

Outubro Rosa: municípios estendem horário de atendimento em postos de saúde


Ações são voltadas para prevenção do câncer de mama e do útero

Porto Velho, RO - Durante o mês de outubro, moradoras de Rondônia poderão ser atendidas no período da noite em postos de saúde. Os municípios de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena têm desenvolvido diversas ações, entre elas, atendimento em horário diferenciado para facilitar o acesso de mulheres à prevenção e ao diagnóstico precoce de câncer de mama e do colo do útero.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, o câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade.

Já o câncer do colo do útero é o quarto tipo mais comum entre a população feminina, conforme dados do Ministério da Saúde. A cada ano, pelo menos seis mil brasileiras morrem por causa da doença.

Com o objetivo de divulgar informações sobre o câncer e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, órgãos e entidades aderem a campanha todos os anos.

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instalou banners na fachada da instituição para lembrar às mulheres da prevenção e do autocuidado. As ações da campanha Outubro Rosa seguem durante todo o mês no estado.


Banners foram instalados na fachada da Casa de Leis (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

Em Cacoal, as ações noturnas já aconteceram neste mês, mas as Unidades Básicas de Saúde continuam com o atendimento normal, das 7h às 17h. Confira abaixo a programação de outras cidades:

Vilhena:

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão atendendo com horário estendido até as 22h:
- Segunda-feira: UBS Liro Hoesel;
- Terça-feira: UBS Carlos Mazala;
- Quarta-feira: UBS Leonardo Alves;
- Quinta-feira: UBS Industrial e Vitalina Gentil;
- Sexta-feira: UBS Afonso Mansur e Setor 12.

São realizados exames preventivos; testes rápidos; solicitações de mamografias, ultrassons transvaginais e exames de rotina; além de serviços como inserção de Diu, palestras sobre a saúde da mulher e orientações gerais.

Ji-Paraná:

Às quartas-feiras, o atendimento das 18h às 21h é realizado na UBS Km 5. Às quintas, acontecem nas UBS urbanas, exceto Km 5 e São Bernardo. São oferecidos testes rápidos, coleta de preventivo, avaliação das mamas e solicitação de mamografia.

Ariquemes:

Atendimento das 18h às 21h.
- 19/10 - UBS do Setor 02;
- 24/10 - UBS do Mutirão;
- 24/10 - UBS do Jardim Alvorada;
- 25/10 - UBS do 25 de Dezembro;
- 25/10 - UBS do Setor 10;
- 26/10 - UBS do Marechal;
- 30/10 - UBS do Jardim Zona Sul;
- 31/10 - UBS do Setor 09.

São oferecidas consultas médicas, coleta de preventivo, solicitação de mamografia, vacinação e testes rápidos.

Porto Velho:

O ‘Corujão da Saúde’ acontece nesta quarta-feira (18) na unidade Renato Medeiros, das 19h às 22h. Serão oferecidos serviços de preventivo, atendimento odontológico, vacinação, entre outros.


Texto: Eliete Marques I Secom ALE/RO


Outubro Rosa: municípios estendem horário de atendimento em postos de saúde Outubro Rosa: municípios estendem horário de atendimento em postos de saúde Reviewed by Da Redação on outubro 19, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.