Como identificar sites de reservas de viagens falsos - Impacto Rondônia

Como identificar sites de reservas de viagens falsos


Fazer uma viagem pode ir de um sonho a um pesadelo caso o site seja falso. Veja como se prevenir de golpes de pacotes falsos

Porto Velho, RO - Viajar é algo que muita gente gosta de fazer. Essa é uma das melhores atividades da vida. Contudo, nem sempre a viagem sai como planejado. Isso foi visto recentemente no caso da agência 123 milhas. O site oferecia pacotes de viagem com datas flexíveis e por isso eles tinham preços menores e mais chamativos do que o normal.

No entanto, no dia 18 de agosto, a 123 milhas disse que suspenderia a emissão de passagens e pacotes dessa linha promocional para aqueles que tinham o embarque da viagem entre setembro e dezembro de 2023.

De acordo com a CNN Brasil, os valores irão ser devolvidos na íntegra para os clientes através de vouchers, com correção monetária de 150% do CDI e irão poder ser usados na compra de outros produtos da própria agência.

Casos



O que a 123 milhas justificou, através de um comunicado, foi que o caso aconteceu por “persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, relacionados principalmente à pressão da demanda e ao preço das tarifas aéreas”.

Claro que toda a situação causou um desconforto muito grande, até porque os clientes não conseguiam falar com a agência e reclamavam do fato de as viagens terem sido canceladas sem nenhum aviso.

Infelizmente, o caso da 123 milhas não foi o único. Em março desse ano, a Hurb, que é outra agência conhecida, também esteve envolvida em uma polêmica. De acordo com o UOL, um processo foi aberto pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública contra a empresa por conta de desrespeito aos direitos dos consumidores.

Mesmo que essas companhias não sejam agências de reserva de viagem falsas, elas têm riscos inerentes com os contratos referentes a cada pacote de viagem adquirido.

Contudo, existem casos mais complicados em que sites realmente fraudulentos fazem a promessa de pacotes imperdíveis, mas não cumprem. De acordo com o divulgado pela Kaspersky, um golpe comum de passagens aéreas no nosso país, a vítima tem que falar seu CPF e senha para conseguir acessar o bilhete falso. É nesse momento que as credenciais são roubadas.

Quando os criminosos têm acesso à conta, eles transferem os pontos dos benefícios e milhagens da vítima e monetizam isso os vendendo. E se a pessoa não perceber que sua conta foi sequestrada e continuar transferindo os pontos, os criminosos continuarão roubando os benefícios até que isso seja notado.

Sites de viagem falsos



Para evitar cair em golpes de sites de viagem falsos, uma dica super importante é acessar o site oficial do hotel, companhia aérea ou agência de aluguel de carros que a pessoa pretende contratar. Se o site for de terceiros, é importante checar se ele é seguro e de confiança.

Para isso, observe a URL e não continue o processo de compra se aparecerem símbolos especiais no lugar de letras ou grafias erradas. E caso ainda haja dúvida, a pessoa pode verificar o certificado do site clicando no ícone de bloqueio que fica à esquerda da URL. Outro ponto a se prestar atenção é que encurtadores de URL são usados frequentemente pelos golpistas.

Outra coisa que os golpistas adoram são alfabetos alternativos para disfarçar as URLs das suas páginas. Por exemplo, eles usam caracteres do alfabeto letão.

Algumas funções também ajudam a não cair nesses falsos sites de viagem, como por exemplo, a função “Navegação segura na Web” dos serviços de proteção da Kaspersky. Até porque ela protege de sites, downloads e extensões perigosas.

Uma outra forma de evitar o golpe é pedir indicações para os amigos e a família de empresas que eles já usaram e tiveram um serviço bom. Além disso, é importante nunca acessar links de fontes desconhecidas, seja por e-mail, aplicativos de mensagens ou redes sociais.

Outra forma de se prevenir é sempre usar cartão de crédito ao invés de débito para fazer as reservas online. Dessa forma, se o site for falso, a pessoa não terá dado um acesso direto à conta bancária.

Fonte: Fatos Desconhecidos


Como identificar sites de reservas de viagens falsos Como identificar sites de reservas de viagens falsos Reviewed by Da Redação on outubro 10, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.