Porto Velho chega aos 109 anos com parque de iluminação pública reformulado - Impacto Rondônia

Porto Velho chega aos 109 anos com parque de iluminação pública reformulado


Atual gestão mais que triplicou o número de pontos de iluminação

Porto Velho, RO - Cidade centenária, Porto Velho celebra, nesta segunda-feira (2), 109 anos de criação. Um dos maiores e mais populosos municípios da região Norte do Brasil vivencia, atualmente, uma verdadeira revolução no seu parque de iluminação pública.

Porto Velho tinha ainda 102 anos quando a primeira gestão do prefeito Hildon Chaves teve início. Na época, a capital e seus distritos somavam apenas 23 mil pontos de iluminação. As lâmpadas a vapor de sódio davam a cidade um tom ocre. Nos bairros mais periféricos e nos distritos o cenário era ainda pior com ruas em completa escuridão.

“Porto Velho praticamente não possui iluminação pública de qualidade e eficiente. A situação nos distritos era ainda mais preocupante. Logo nos primeiros anos, corrigimos isso, com a troca por lâmpadas fluorescentes e ampliamos o número de pontos. Isso iniciou um novo momento para a capital, mas sabíamos que tínhamos condições de oferecer um cenário melhor”, lembra o prefeito.


Gustavo Beltrame garante que novas luminárias são mais econômicas e duráveis

E foi o que ocorreu. A partir de 2022, a Prefeitura, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), deu início ao programa Proled, que promoveu a ampliação e troca do antigo modelo por lâmpadas de LED.

O resultado, hoje, é que o número de pontos de iluminação saltou de 23 mil para 70 mil. Deste total, 27 mil já funcionam com luminárias de LED. Os benefícios, conforme detalha o presidente da Emdur, são significativos para os moradores e cofres da Prefeitura.

“A iluminação de LED é, de longe, mais econômica, com maior durabilidade e sustentável. O prefeito Hildon praticamente revolucionou o parque de iluminação pública da capital. Hoje, temos a iluminação como grande aliada no combate a criminalidade e com menos custos mensais ao município, beneficiando bairros da capital e também aos distritos”, lembra o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame.



A meta é alcançar 100% da capital e distritos com iluminação de LEDO Proled também mudou a cara dos espaços públicos da capital. Locais, como quadras poliesportivas, campos de futebol e praças passaram a contar com iluminação de LED, dando mais segurança a quem busca lazer em família e prática esportiva.

FUTURO

Com os trabalhos avançando, a Prefeitura já projeta como deverá ser a cara de Porto Velho no seu próximo aniversário de 110 anos. A meta da Emdur é que, em meados do segundo semestre de 2024, todos os bairros da capital e núcleos urbanos dos distritos tenham 100% de iluminação de LED.

“A atual gestão mostrou que é possível transformar uma das áreas mais críticas da cidade em motivo de orgulho. Talvez esse seja o maior presente que nós, da Emdur, poderíamos dar a Porto Velho, uma cidade mais iluminada, mais segura e democrática a todos”, finaliza Gustavo Beltrame.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Felipe Ribeiro/ Ricardo Farias


Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Porto Velho chega aos 109 anos com parque de iluminação pública reformulado Porto Velho chega aos 109 anos com parque de iluminação pública reformulado Reviewed by Da Redação on setembro 30, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.