PF deflagra operação Desintrusão II em combate a invasores de terras indígenas em Rondônia - Impacto Rondônia

PF deflagra operação Desintrusão II em combate a invasores de terras indígenas em Rondônia


O objetivo da ação foi identificar e coibir atividades ilegais que têm causado danos significativos ao meio ambiente

Porto Velho, RO - A Polícia Federal, em parceria com o Ibama, deflagrou, entre os dias 29 e 31/08, a segunda fase da Operação Desintrução, visando o combate a crimes ambientais no interior das Terras Indígenas Uru-Eu-Wau-Wau e 7 de Setembro.

A ação, que contou com o apoio aéreo do Comando de Aviação Operacional e com 15 policiais federais especializados no combate a crimes ambientais, além de dois servidores do Ibama, teve início após investigações apontarem indícios de práticas ilegais nas áreas de preservação.

Durante as incursões foram encontrados diversos pontos de desmate com árvores derrubadas, um acampamento improvisado, quatro motores utilizados para prática de garimpo, três caminhões carregados com madeiras, duas motocicletas, mil litros de óleo diesel e aproximadamente 120 metros cúbicos de madeira em tora, os quais foram inutilizados.



A Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau é habitada por uma comunidade que busca preservar sua cultura e modo de vida tradicional, bem como a Terra Indígena 7 de Setembro, que tem importância cultural e histórica para Rondônia. Ambas são vitais para a preservação da biodiversidade local e desempenham um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico.

A Polícia Federal reforça seu compromisso com a proteção do meio ambiente, da garantia dos direitos dos povos indígenas e destaca a importância da colaboração de toda a sociedade na denúncia de atividades ilegais que ameacem os recursos naturais e a vida das comunidades indígenas.



Fonte: Assessoria PF/RO
PF deflagra operação Desintrusão II em combate a invasores de terras indígenas em Rondônia PF deflagra operação Desintrusão II em combate a invasores de terras indígenas em Rondônia Reviewed by Da Redação on setembro 01, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.