Auditorias nas propriedades rurais inscritas no Concafé vai elaborar Relatório de Sustentabilidade - Impacto Rondônia

Auditorias nas propriedades rurais inscritas no Concafé vai elaborar Relatório de Sustentabilidade


Os produtores que estão dentro dos padrões estabelecidos receberão uma menção honrosa de Sustentabilidade

Porto Velho, RO - Teve início na segunda-feira (18), e segue até o próximo sábado (23), a etapa de auditoria do 8º Concurso de Qualidade do Café de Rondônia – Concafé. O evento tem o objetivo de realizar a verificação junto às propriedades rurais inscritas no Concurso em todo o Estado.

Esta é a última fase antes da premiação, e nela é realizada uma auditoria para a elaboração de um Relatório de Sustentabilidade. O 8º Concafé é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Agricultura – Seagri, visando identificar, premiar e promover os cafés robustas de qualidade, produzidos de forma sustentável no Estado.

A visita está sendo feita por duas equipes, compostas por servidores da Seagri e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, que, validam juntamente ao produtor um questionário com 30 perguntas que estes responderam ao fazerem a inscrição. Os produtores que estão dentro dos padrões estabelecidos receberão uma menção honrosa de sustentabilidade.

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento da Agricultura, Pecuária e Aquicultura da Seagri, Isis Fabiana Ximenes, que faz parte da Coordenação do Concurso e compõe a equipe de auditoria em campo, a etapa de verificação das propriedades rurais é importante para garantir a transparência e credibilidade do evento. “Esse relatório contribui para a construção de uma imagem positiva do setor cafeeiro no Estado, promovendo não apenas o reconhecimento dos produtores, mas também o incentivo para que outros produtores adotem práticas sustentáveis em suas propriedades”, salientou.

A visita está sendo feita por duas equipes

Para o governador Marcos Rocha, Rondônia é um Estado reconhecido pela sua agricultura e tem se destacado cada vez mais na produção de café. “Ao valorizar e premiar os produtores, o concurso estimula a melhoria contínua da produção de café, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região”, comentou.

QUESTIONÁRIO DE SUSTENTABILIDADE

Dentre as perguntas, os auditores querem saber se a propriedade possui o Cadastro Ambiental Rural – CAR com área de Reserva Legal, conforme a legislação vigente. Também questionam se o cultivo do café é realizado em áreas apropriadas, respeitando as Áreas de Preservação Permanentes e Reserva Legal, de acordo com a legislação em vigor.

Outra questionamento importante está relacionado aos agroquímicos, se são mantidos em condições adequadas de armazenamento, com identificação de perigo e riscos, em um ambiente específico, distante de mananciais, residências e estradas, fechado, ventilado e de acesso restrito, inclusive as embalagens vazias. Essa fase de verificação é fundamental para garantir que os produtores cumpram todas as legislações ambientais, priorizando a sustentabilidade em sua produção de café.

ALTERAÇÃO

De acordo com o secretário da Seagri, Luiz Paulo, houve uma alteração na data da premiação do 8º Concurso de Sustentabilidade do café – Concafé. Agendada para o dia 6 de outubro, a cerimônia acontecerá no dia 7 de outubro, e será realizado na praça Beira Rio, localizada no município de Cacoal.

“Essa mudança na data foi necessária para garantir uma experiência, ainda mais especial, e organizada para todos os participantes, produtores e apoiadores do concurso. A premiação do Concafé é um momento muito aguardado, por reconhecer e valorizar o trabalho dos cafeicultores, além de incentivar práticas sustentáveis na produção de café”, salientou Luiz Paulo.

Durante a cerimônia, serão anunciados também os vencedores em diferentes categorias, ressaltando a importância da sustentabilidade e responsabilidade ambiental na cafeicultura.


Auditorias nas propriedades rurais inscritas no Concafé vai elaborar Relatório de Sustentabilidade Auditorias nas propriedades rurais inscritas no Concafé vai elaborar Relatório de Sustentabilidade Reviewed by Da Redação on setembro 20, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.