Transparência e participação social são pautas do lançamento do novo portal da transparência do Governo do Estado - Impacto Rondônia

Transparência e participação social são pautas do lançamento do novo portal da transparência do Governo do Estado


A cerimônia de lançamento contou com a presença das instâncias governamentais: estadual, municipal e federal

Porto Velho, RO - Um marco importante para a transparência e prestação de contas do Estado de Rondônia foi estabelecido, com o lançamento oficial do novo Portal de Transparência, realizado no Teatro Guaporé, na quarta-feira (23), e teve como principais temas, a transparência governamental e o papel da tecnologia nesse processo.

Essa ferramenta é resultado do empenho do Governo Estadual para fortalecer a acessibilidade da população às informações relevantes sobre a administração pública, gastos governamentais e projetos em andamento. A cerimônia de lançamento contou com a presença de autoridades das três instâncias governamentais: estadual, municipal e federal, demonstrando o comprometimento com a transparência e responsabilidade.

O governador Marcos Rocha enfatizou a importância da transparência na construção de uma relação de confiança entre o Governo e os cidadãos, ressaltando que, “a transparência é a base de uma gestão eficiente e democrática. Com o lançamento do nosso novo Portal de Transparência, estamos dando um passo adiante na direção da prestação de contas e acessibilidade a tais informações. A tecnologia nos permite trazer a administração pública para mais perto da população, tornando cada cidadão ativo em nossas ações.”

O portal vai oferecer uma visão abrangente das políticas e programas implementados em todo o Estado

Durante a apresentação técnica do portal, a diretora de Transparência e Governo Aberto, Larissa Ananda Maciel destacou que, a transparência é um processo de construção coletiva, e o portal, além de disponibilizar dados financeiros de forma clara e acessível, também vai oferecer uma visão abrangente das políticas e programas implementados em todo o Estado. Isso permitirá que os cidadãos compreendam melhor o funcionamento interno do Governo e avaliem o impacto de suas ações.

A sociedade também teve um papel ativo no processo de desenvolvimento do novo portal. O lançamento sinaliza um compromisso renovado com a responsabilidade e participação cidadã. À medida que a tecnologia continua a desempenhar um papel central na maneira como interagimos com a informação; o Governo Estadual demonstra inovações para construir uma relação mais forte com seus cidadãos. Esse marco representa um passo significativo em direção para um governo mais transparente.


Transparência e participação social são pautas do lançamento do novo portal da transparência do Governo do Estado Transparência e participação social são pautas do lançamento do novo portal da transparência do Governo do Estado Reviewed by Da Redação on agosto 24, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.