Seagri destaca a importância da comercialização nas feiras livres de Rondônia, no Dia do Feirante - Impacto Rondônia

Seagri destaca a importância da comercialização nas feiras livres de Rondônia, no Dia do Feirante


No Dia do Feirante, a Seagri destaca a importância da comercialização nas feiras livres de Rondônia

Porto Velho, RO - Na sexta-feira, dia 25 de agosto, é comemorado no Brasil o Dia do Feirante, as feiras livres são parte integrante da cultura e economia de Rondônia, proporcionando não apenas produtos frescos e de qualidade, mas também um espaço de convivência e troca de experiências entre produtores rurais e consumidores.

E para valorizar ainda mais esse intercâmbio, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, promovem todo final de mês; a Exposição da Agroindústria Familiar com produtores rurais e microempreendedores do Estado no estacionamento Pirarucu, do Palácio Rio Madeira – PRM, em Porto Velho, apresentando a importância desse setor.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha comentou sobre a atividade do feirante, que é fundamental para garantir a segurança alimentar da população, pois são eles que trazem para as feiras, os produtos frescos diretamente do campo, sem intermediários. Isso garante não apenas a qualidade dos alimentos, mas também colabora para a valorização dos pequenos produtores rurais.

“Além de promover o desenvolvimento da agricultura familiar, as feiras livres também se destacam como um importante canal de comercialização, permitindo que os produtores vendam seus produtos de forma direta, sem depender de intermediários. Dessa forma, os agricultores conseguem obter um retorno mais justo pelo seu trabalho, aumentando assim, sua renda e melhorando suas condições de vida”, salientou.

Produtor de queijo Nevaldir Klein, mais conhecido como Gauchinho do Paiol

Para o produtor de queijo Nevaldir Klein, mas conhecido como Gauchinho do Paiol, que mora na zona Rural de Candeias do Jamari, participar da exposição no Palácio Rio Madeira é uma excelente oportunidade de ter contatos para divulgar a sua agroindústria vencedora do concurso Conqueijo, realizado na 10ª Rondônia Rural Show Internacional, em que ficou em 1º lugar na categoria Provolone; 2º lugar na categoria Mussarela; e 3º lugar na categoria Cabacinha.

“É um orgulho fazer parte dos feirantes, pois nas feiras eu faço novos clientes e graças às iniciativas do Governo do Estado, quero ampliar ainda mais a minha agroindústria de queijos, para poder aumentar a venda dos meus produtos direto da roça, estou muito feliz”, comentou Nevaldir.

As feiras livres se configuram como excelentes oportunidades aos consumidores terem acesso a alimentos frescos e de qualidade, a preços mais acessíveis. Ao comprar diretamente do produtor rural, o consumidor tem a garantia de adquirir um produto saudável e seguro, além de poder conhecer a origem e a forma de produção dos alimentos.

É fundamental apoiar e fortalecer o desenvolvimento das feiras livres em Rondônia

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, o Governo reconhece e valoriza o trabalho realizado pelos feirantes, os quais são verdadeiros empreendedores, enfrentando desafios diários para levar os melhores produtos até nós consumidores. Portanto, é fundamental apoiar e fortalecer o desenvolvimento das feiras livres em Rondônia, promovendo assim, a geração de renda no campo, a segurança alimentar da população e a valorização da agricultura familiar.

“Neste Dia do Feirante, toda equipe da Seagri parabeniza os feirantes do Estado, destacando seu papel fundamental na economia e na cultura da região. E reafirma seu compromisso em promover políticas públicas, que fortaleçam a atividade feirante e contribuam para o desenvolvimento sustentável do estado”, finalizou.


Seagri destaca a importância da comercialização nas feiras livres de Rondônia, no Dia do Feirante Seagri destaca a importância da comercialização nas feiras livres de Rondônia, no Dia do Feirante Reviewed by Da Redação on agosto 25, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.