​Equipamento doado pela ASSDACO ao setor de Urologia vai possibilitar a realização de exames e procedimentos no Hospital Regional de Cacoal - Impacto Rondônia

​Equipamento doado pela ASSDACO ao setor de Urologia vai possibilitar a realização de exames e procedimentos no Hospital Regional de Cacoal

Equipamento doado pela ASSDACO ao setor de Urologia vai possibilitar a realização de exames e procedimentos no Hospital Regional de Cacoal

 

Pacientes que eram encaminhados à Porto Velho agora vão poder ser atendidos em Cacoal

 

Neste início de mês, a Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) fez a doação voluntária de um equipamento extremamente necessário ao serviço de Urologia do Hospital Regional de Cacoal.

O ressectoscópio é um instrumento cirúrgico usado para remover tecido da próstata, bexiga ou uretra. É um tipo de endoscópio, um instrumento que combina câmera e instrumentação para que os médicos possam visualizar o sítio cirúrgico e realizar a cirurgia por meio de um acesso sem cortes. O uso de um endoscópio reduz o trauma cirúrgico, diminui o tempo de recuperação e oferece opções de tratamento minimamente invasivas para o paciente. No Hospital Regional de Cacoal, o aparelho será usado em cirurgias transuretral, feitas por dentro.

"Em Cacoal costumava-se encaminhar os pacientes da Regional de Saúde para o tratamento via SUS em Porto Velho, por falta do equipamento, o que além de sobrecarregar a demanda da capital também implicava em um aumento do risco de progressão da doença a depender do tempo de espera para o procedimento", destacou o médico urologista Pedro Souza.

Conforme explicou o Dr. Pedro, a chegada do kit do ressectoscópio marca um novo momento para a saúde no interior de Rondônia. "Graças à doação do aparelho de Ressecção Transuretral de Bexiga e de sua Ótica, realizada pela ASSDACO, agora Cacoal conta com essa opção de tratamento para os pacientes de todos os municípios na área de abrangência da Regional de Saúde. Dessa forma nossos pacientes terão a possibilidade de tratamento aqui na cidade, sem a necessidade de encaminhamentos e dessa forma com a garantia de maior agilidade e tranquilidade para o início do tratamento", explicou.

De acordo com o médico urologista, o câncer de bexiga é uma condição muito prevalente no Brasil, com 10 mil novos casos por ano. Trata-se do segundo câncer mais frequente do trato genitourinário e em idosos é a quarta causa de óbito decorrente de câncer.

"A grande maioria dos pacientes apresenta lesões ainda superficiais, que podem ser tratadas e curadas com a raspagem da bexiga e esse é um procedimento cirúrgico que agora poderá ser realizado no Hospital Regional de Cacoal, com o aparelho doado pela ASSDACO e que também garante menor tempo de internação e uma recuperação mais tranquila", completou o Dr. Pedro Souza.

Para a presidente da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni, Vera Travain Bianchini, a doação foi feita pois a ASSDACO não poderia ficar de braços cruzados frente às dificuldades enfrentadas por tantos pacientes que dependem do serviço público de saúde.

Em poucos dias, sete pacientes foram encaminhados para Porto Velho para realizar um procedimento que em pouco tempo, poderia ter sido feito aqui. Cacoal tem um corpo clínico extraordinário! São especialistas excelentes e em todas as áreas que, por falta de um equipamento correto, não podem atender os pacientes que são mandados para a capital. Por isso a ASSDACO agiu! Decidimos comprar o equipamento com dinheiro de doação da comunidade e dos leilões solidários e entregamos ao Dr. Pedro e ao Dr. Diego Mussolin, que agora tem condições de realizar os procedimentos em Cacoal", emociona-se a presidente da ASSDACO.

(Giliane Perin p/ ASSDACO)

​Equipamento doado pela ASSDACO ao setor de Urologia vai possibilitar a realização de exames e procedimentos no Hospital Regional de Cacoal ​Equipamento doado pela ASSDACO ao setor de Urologia vai possibilitar a realização de exames e procedimentos no Hospital Regional de Cacoal Reviewed by DA REDAÇÃO on agosto 16, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.