Aluna de São Miguel do Guaporé representa Rondônia no programa 'Jovem Senador' - Impacto Rondônia

Aluna de São Miguel do Guaporé representa Rondônia no programa 'Jovem Senador'


Alunos das 27 unidades da federação participam da Semana de Vivência Legislativa, em Brasília

Porto Velho, RO - A jovem estudante Karoliny Discher Martini, de 18 anos, da escola estadual Princesa Isabel, em São Miguel do Guaporé (RO), participa nesta semana do programa Jovem Senador, realizado pelo Senado Federal.

A jovem foi escolhida para representar o estado durante o programa. A Semana de Vivência Legislativa começou nesta segunda-feira (21) e segue até o próximo dia 25 de agosto.

Karoliny foi a primeira colocada estadual no concurso de redação do programa, que acontece desde 2008, neste ano o tema da redação foi “Saúde mental nas escolas públicas”.

Em seu texto Karoliny defendeu que o Ministério da Educação deva assegurar psicólogos e psicopedagogos para acompanhamento de casos relacionados à saúde mental. Em um trecho ela diz “Embora não haja psicopedagogos atuando nas escolas públicas, sua participação sempre foi necessária”.


Redação de Karoliny Discher Martini no programa Jovem Senado — Foto: Reprodução

Segundo a estudante, ela se encantou pelo programa. “O concurso de redação foi apresentado pela professora, assim que ela falou eu pesquisei sobre o projeto e a partir disso me encantei”, conta a jovem que foi eleita primeira-secretária do Senado Jovem.

Programação

De acordo com o Senado Federal, entre as atividades da Semana de Vivência Legislativa os jovens senadores participarão de debates em comissões, sessões especiais e uma exposição montada no Congresso Nacional para contar a história do programa.

Audiência pública

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realizará uma audiência pública no dia 23 de agosto, às 9h, para debater o tema "Saúde mental nas escolas públicas", tema da redação deste ano. O evento discutirá medidas para promover o bem-estar psicológico dos estudantes e a criação de ambientes escolares mais saudáveis.

Com o título Saúde Mental nas Escolas Públicas: promovendo ambientes de aprendizado saudáveis, a audiência discutirá com representantes da educação, psicólogos e jovens senadores o impacto da saúde mental na educação. O objetivo é explorar estratégias para estudantes lidarem com questões nas jornadas acadêmicas.

Sessão especial

O Jovem Senador será celebrado em uma sessão especial no Plenário do Senado, no dia 22 de agosto, às 10h, com a presença de ex-presidentes da Mesa Jovem de edições anteriores e colaboradores que ao longo dos anos contribuíram para a realização do programa.

Exposição

A exposição Da Sala de Aula ao Senado, o Amanhã Começa com a Nossa Voz, no Salão Negro, contará a história do programa do início até os dias atuais e a trajetória dos participantes, desde a inscrição no concurso de redação até a chegada a Brasília para tomar posse como jovens senadores.

Encerramento

A Semana de Vivência Legislativa termina com uma sessão de votação final dos projetos apresentados pelos jovens senadores no Plenário do Senado, tornando-se mais uma oportunidade para que os estudantes se envolvam no processo político e legislativo.

Edições anteriores

Desde 2008, Rondônia tem sido representada no programa Jovem Senador. Buritis, município do Vale do Jamari, é a cidade com o maior número de representantes, desde o começo do programa, o município já enviou cinco estudantes para participação no programa.

Os representantes de Buritis no programa Jovem Senador:

Dagriane Cácia Zanchetta - Jovem Senadora em 2009
Paulo Ricardo da Silva Gomes - Jovem Senador em 2010
Isameire Demétrio da Silva - Jovem Senadora em 2011
Ana Paula Schwengber - Jovem Senadora em 2014
Nayara de Oliveira Silva - Jovem Senadora em 2019

Em cerca de 15 anos, todos os representantes de Rondônia no Programa Jovem Senador são do interior do estado.

Fonte: G1
Aluna de São Miguel do Guaporé representa Rondônia no programa 'Jovem Senador' Aluna de São Miguel do Guaporé representa Rondônia no programa 'Jovem Senador' Reviewed by Da Redação on agosto 23, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.