Porto Velho realiza ações de conscientização sobre Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais - Impacto Rondônia

Porto Velho realiza ações de conscientização sobre Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

Entre as atividades já realizadas, houve o I Workshop de Hepatites Virais de Porto Velho

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho segue com uma extensa programação alusiva à campanha “Julho Amarelo”, mês em que são reforçadas as ações de conscientização sobre as hepatites virais. Além de atividades nas unidades de saúde do município, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), também vai atuar em hospitais da rede estadual.

As atividades acontecem entre os dias 26 e 29 de julho. Nas unidades de saúde, serão oferecidos testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis, vacinação contra hepatite B, orientações sobre o uso de preservativos masculino e feminino, aconselhamento e mais. Os serviços serão oferecidos para toda a população gratuitamente, conforme programação abaixo.

Também tem programação voltada para os profissionais de saúde. Na próxima sexta-feira (28), Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, uma ação diferenciada será realizada na Assistência Médica Intensiva (AMI) e no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II.

“Haverá palestra e roda de conversa com os profissionais sobre as hepatites virais e o fluxo de atendimento no município aos pacientes e aos profissionais com acidente biológico”, explica a Coordenadora Municipal de Vigilância das Hepatites Virais, Cemiremes Fernandes.

AÇÕES

Também são distribuídos preservativos, por se tratar de proteção essencial contra as hepatites B, C e D, que são transmitidas pelas relações sexuais, de forma parenteral, transfusões sanguíneas ou pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes.

INFECÇÕES

As hepatites virais mais comuns no Brasil são causadas pelos vírus A, B e C. Elas são infecções que afetam o fígado de forma leve, moderada ou até mesmo grave. As hepatites também são doenças silenciosas (não apresentam sintomas), por isso é importante a prevenção e o diagnóstico precoce por meio dos testes rápidos disponibilizados pelo Sistema único de Saúde (SUS).

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

26/07 - Campanha Julho Amarelo - Hepatites virais - (Ação na UBS Ernandes Índio - ofertas de testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis, vacinação contra hepatite B, orientações sobre o uso de preservativos masculino e feminino e aconselhamento). Parceria Semusa e Agevisa-RO. Horário: 14h às 18h.

27/07 - Campanha Julho Amarelo - Hepatites virais - (Ação na UBS Renato Medeiros - ofertas de testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis, vacinação para hepatite B, orientações sobre o uso de preservativos masculino e feminino e aconselhamento) - Parceria Semusa e Agevisa-RO. Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h.

28/07 - Campanha Julho Amarelo - Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais (ação na AMI e Hospital e Pronto Socorro João Paulo II). Palestra e roda de conversa com os profissionais sobre as hepatites virais e o fluxo de atendimento no município aos pacientes e aos profissionais com acidente biológico. Parceria Semusa e Agevisa-RO.
Horário AMI 10h às 12h e João Paulo II às 14h.

29/07 - Campanha Julho Amarelo - Hepatites virais - Projeto Cemetron Itinerante (ação na UBS José Adelino da SIlva - ofertas de testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis, vacinação para hepatite B, orientações sobre o uso de preservativos masculino e feminino, aconselhamento e a presença especial do Palhaço Katolé) - Parceria Semusa, Cemetron e Agevisa-RO.
Horário: 10h às 15h.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Porto Velho realiza ações de conscientização sobre Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais Porto Velho realiza ações de conscientização sobre Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais Reviewed by Da Redação on julho 25, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.