Governo de Rondônia promove 80 novos tenentes da Polícia Militar após passarem pelo Curso de Habilitação de Oficiais - Impacto Rondônia

Governo de Rondônia promove 80 novos tenentes da Polícia Militar após passarem pelo Curso de Habilitação de Oficiais


Governo destacou que a PMRO fortalece as ações, na missão constitucional do policiamento e a preservação da ordem pública

Porto Velho, RO - “Perante a Bandeira do Brasil e pela minha honra, prometo cumprir os deveres de oficial e dedicar-me inteiramente ao serviço policial militar”. Essa é uma parte do juramento dos formandos do Curso de Habilitação de Oficiais de Administração – Choa, da Polícia Militar de Rondônia – PMRO, que ecoou no Comando Geral da Corporação durante a realização da formatura, ocorrida no final da tarde da segunda-feira (3).

A formação de novos oficiais evidencia a valorização profissional fortalecida pelo Governo de Rondônia, garantindo cursos, investimentos, equipamentos, viaturas, promoções e outras ações que refletem positivamente na segurança da sociedade.

O Curso de Habilitação de Oficiais de Administração, tem por finalidade qualificar o subtenente ou primeiro sargento PM, aprovado e classificado em processo de seleção interna e habilitá-los ao exercício das funções inerentes ao primeiro posto de oficiais de administração da PMRO.

O curso teve início em maio de 2022, em homenagem ao Dia do Sargento. Com duração de sete meses, o Choa teve um total de 1.170 horas-aulas necessárias ao cumprimento do currículo previsto no Plano de Ensino, com as atividades sendo concluídas em dezembro de 2022.

Governo de Rondônia tem investido nas forças se segurança do Estado

Presente à formatura militar, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, que esteve acompanhado da primeira-dama, Luana Rocha destacou que, a Polícia Militar fortalece as ações na missão constitucional do policiamento ostensivo e preservação da ordem pública. “Estamos alegres, presenciando amigos de longas datas sendo promovidos na Polícia Militar.

Temos a certeza de que todos irão continuar sua trajetória na Corporação comprometidos com a verdade e a justiça. Juntos, possamos cada vez mais fazer da Polícia Militar de Rondônia, modelo no Brasil. Acreditamos muito nas Forças de Segurança do Estado, pois através delas que conseguimos preservar a paz. Quero parabenizar a todos, homens e mulheres, que estão chegando merecidamente ao posto de segundo-tenente”, enfatizou.

Da mesma forma destacou o comandante da Polícia Militar, coronel PM James Padilha, resumiu todo o esforço dos novos oficiais com a palavra “gratidão”. “Refiro-me à mais uma conquista na vida dos agora segundo-tenentes da Polícia Militar, que passam a fazer parte do quadro de oficiais de administração. Que Deus abençoe a todos e que permita ao longo da nova jornada de cada um, o esforço para elevar, ainda mais, o nome da Corporação, na prestação de um serviço de excelência à sociedade”, salientou.

Na ocasião, o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Felipe Vital, também destacou o comprometimento dos policiais que, por sete meses estiveram participando do curso e hoje contam com a ascensão na carreira militar.

Novos oficiais da Polícia Militar foram promovidos durante formatura

INSTRUÇÕES

Os novos tenentes da Corporação tiveram instrução em diversas áreas do conhecimento atinentes às atividades próprias de oficial de administração PM, todas concluídas com êxito, dentre as quais destacam-se: Gestão de Pessoas; Administração Financeira e Orçamentária; Gestão e Elaboração de Projetos; Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo; Gerenciamento de Crise e Análise de Cenário de Risco, dentre outras.

O Choa – 2022 teve início com um total de 82 alunos matriculados. Contudo, no decorrer das atividades de ensino, dois alunos solicitaram desligamento. Assim, concluíram todas as atividades de ensino 80 alunos, dos quais 17 obtiveram conceito “Excepcional” e os demais, 63 alunos, obtiveram conceito “Muito Bom”, índices que expressam a qualidade e rigor técnico das atividades de ensino executadas no curso pelo Centro de Ensino da PMRO.

No dia 21 de junho de 2023, foi assinado pelo Governo do Estado, o Decreto que promoveu ao posto de segundo-tenente os alunos-oficiais PM concludentes do Curso de Habilitação de Oficiais de Administração – Choa PMRO/2022, da Polícia Militar de Rondônia.

ESPADAS

Os formandos receberam a espada durante a formatura , símbolo do oficialato, prestando o juramento como novos oficiais. A espada representa, ainda, um código de honra e conduta. Sua posse impõe ao oficial militar que a empunha, a obrigação de proteger e defender a justiça, e seu compromisso com a lealdade, a coragem e a disciplina.

O ingresso dos novos tenentes enriquece e qualifica, ainda mais, os quadros da Polícia Militar, que além do enfrentamento e combate à criminalidade nas ações de policiamento ostensivo e repressivo, necessita de oficiais preparados para atuarem também no planejamento e comando das missões que a Corporação desempenha.


Governo de Rondônia promove 80 novos tenentes da Polícia Militar após passarem pelo Curso de Habilitação de Oficiais Governo de Rondônia promove 80 novos tenentes da Polícia Militar após passarem pelo Curso de Habilitação de Oficiais Reviewed by Da Redação on julho 04, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.