Centro de Atendimento ao Turista auxilia visitantes na chegada a Porto Velho

Centro de Atendimento ao Turista auxilia visitantes na chegada a Porto Velho

Demanda do turismo em Porto Velho vem crescendo a cada ano

Porto Velho, RO - Vinculado à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), o Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur) coordena os projetos de valorização do turismo, como eventos, capacitação do trade turístico, a campanha de mapeamento dos pontos turísticos chamada “O Melhor de PVH - Terra de Bravos Pioneiros”, e projetos de revitalização de pontos turísticos da capital e distritos.

Entre os serviços oferecidos pela pasta, está o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), um local destinado a receber o turista e estabelecer o primeiro contato, informar sobre os atrativos turísticos e auxiliar o visitante em sua estadia, seja com sugestões de hospedagem, restaurantes ou comércio. O CAT está localizado no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira e tem papel essencial na chegada de turistas, seja qual for o motivo da viagem.

INDICADORES

A demanda do turismo em Porto Velho vem crescendo a cada ano e se tornando bem definida no que diz respeito aos setores e motivações das visitas. A pesquisa de opinião do CAT auxilia a gestão pública na identificação de demandas e indicadores do turismo em Porto Velho. O CAT passou a realizar pesquisa de opinião em 2022, ano em que 378 visitantes responderam ao questionário. Já em 2021, a pesquisa foi realizada pela pela consultoria Sierra, através do Plano Municipal de Turismo Canova, contando com 462 respostas.

MOTIVO DA VIAGEM

Pesquisa de opinião do CAT auxilia a gestão pública na identificação de demandas e indicadores do turismo

Os números mostram uma tendência crescente dentre as motivações das viagens: negócios, trabalho e eventos. Em 2021, 32% dos entrevistados viajaram a negócios e/ou trabalho; 19% para visitar parentes e amigos; e 18% para lazer e outros. Em 2022, a Semdestur identificou um aumento, se comparado a 2021, em que aproximadamente 57% dos viajantes desembarcaram na capital para negócios e eventos, 29,1% para lazer, dentre outros.

Ou seja, mesmo quando o visitante desembarca na capital a trabalho, há oportunidade de realizar um passeio para conhecer algum ponto turístico, ou desfrutar da oferta de bares, restaurantes e o shopping da cidade. Identificar essa tendência de visitas foi essencial para a construção do Plano Municipal de Turismo e dos circuitos e rotas do ordenamento turístico realizado pela Semdestur, “O Melhor de PVH - Terra de Bravos Pioneiros”.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O CAT funciona de segunda a sexta-feira das 11h30 à meia-noite, e aos sábados, das 11h30 às 14h30.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários