Passeio ciclístico do Detran vai reforçar conscientização sobre medidas de educação no trânsito - Impacto Rondônia

Passeio ciclístico do Detran vai reforçar conscientização sobre medidas de educação no trânsito

O passeio ciclístico do Detran será no sábado (17), com concentração às 16h, na Praça das Três Caixas d’Água

Porto Velho, RO - Considerando os benefícios que traz à saúde, bem-estar e qualidade de vida, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, por meio da Coordenadoria de Capacitação e Qualificação de Pessoal – Cquali, vai realizar no dia 17 de junho, um passeio ciclístico para os servidores da Autarquia e população em geral. A concentração será às 16h, na Praça das Três Caixas d’Água, com deslocamento para o Espaço Alternativo de Porto Velho.

A diretora de Gestão de Pessoas, Glenda Hara explicou que, o passeio ciclístico tem o objetivo de promover a interação dos servidores e conscientizar a sociedade sobre os sinistros de trânsito, bem como divulgar as medidas de educativas realizadas pelo Detran/RO, em favor de um trânsito mais seguro para todos. Para participar do evento, basta estar presente à concentração.

O governador Marcos Rocha enfatiza que, assim como outros veículos, as bicicletas também têm normas a serem seguidas para garantir um bom convívio e funcionamento nas vias urbanas. “Trata-se de um evento que objetiva conscientizar a comunidade, por meio da educação para o trânsito, sobre a correta interação com as bicicletas nas vias, assim como reforçar aos ciclistas sobre as condutas adequadas e os equipamentos de segurança. É fundamental que os ciclistas conheçam e respeitem as regras de trânsito específicas para eles”, orientou.

O diretor-geral do Detran, Léo Moraes informou que, o passeio ciclístico promovido pela Autarquia busca, “motivar e divulgar as ações de educação de trânsito que são ofertadas à população, como forma de conscientização e prevenção de sinistros de trânsito, bem como a promoção de medidas de segurança que devem ser realizadas pelos ciclistas e demais condutores nas vias”, enfatizou; e motiva a população a participar da ação: “Além de ser um momento de descontração e envolvimento, andar de bicicleta faz bem à saúde, com melhoria na resistência muscular e no bem-estar integral do ciclista”, concluiu.

São parceiros do Passeio Ciclístico, a Escola Pública de Trânsito – EPT, a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat, o Corpo de Bombeiros Militar – CBM e a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – Semtran.

NORMAS DE CIRCULAÇÃO PARA CICLISTAS:

As principais regras de trânsito para ciclistas incluem:

Circulação na via: a rede cicloviária é o espaço de prioridade para andar de bicicleta. Quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, os ciclistas podem pedalar na lateral da via, com preferência de circulação em relação aos veículos com motor.

Circulação na calçada: o ciclista não deve pedalar na calçada devido à circulação de pedestres, evitando que ocorram acidentes.

Prioridade de passagem: os motoristas de veículos automotores devem aguardar os ciclistas fazerem as travessias, além de manter uma distância lateral mínima de 1,5 m ao ultrapassarem bicicletas. O dever dos ciclistas, em relação à prioridade, é ceder passagem aos pedestres.


Equipamentos de segurança: o Código de Trânsito Brasileiro – CTB destaca o uso de alguns acessórios de segurança como a campainha, a sinalização noturna na dianteira, na traseira, nas laterais e nos pedais da bicicleta, e o espelho retrovisor do lado esquerdo.

Fotos: Miro Costa

Fonte: Por Jarlana Davy
Passeio ciclístico do Detran vai reforçar conscientização sobre medidas de educação no trânsito Passeio ciclístico do Detran vai reforçar conscientização sobre medidas de educação no trânsito Reviewed by Da Redação on junho 15, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.