No Dia Mundial do Leite, Rondônia apresenta uma produção significativa - Impacto Rondônia

No Dia Mundial do Leite, Rondônia apresenta uma produção significativa


A pecuária leiteira é uma atividade importante em Rondônia

Porto Velho, RO - A pecuária leiteira é uma atividade importante, contribuindo para a economia local e nacional que se tem desenvolvido para impulsionar investimentos em tecnologia, melhoramento genético, infraestrutura e assistência técnica. Em comemoração ao Dia Mundial do Leite, neste 1° de junho, o estado de Rondônia apresenta uma produção significativa de leite.

Segundo informações da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, o plantel destinado à produção leiteira chega a 2,8 milhões de cabeças. Rondônia ocupa a 9ª posição no Brasil com 1,6 milhão de litros/dia. Os municípios de Jaru, Ouro Preto do Oeste, Machadinho, Nova Mamoré e Porto Velho despontam na produção diária.

Os produtores têm buscado modernizar suas propriedades, adotando práticas de manejo mais eficientes e investindo em equipamentos e sistemas de ordenha mecanizada. A pecuária leiteira em Rondônia é realizada, tanto em propriedades de pequeno e médio porte, com sistemas de produção familiar quanto em propriedades de maior escala. Além disso, o Estado conta com as indústrias de laticínios, que desempenham um papel importante no processamento e comercialização do leite e derivados produzidos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha diz que é muito importante o apoio do órgão de assistência técnica para garantir o fortalecimento da produção leiteira. “A produção do leite tem grande capilaridade no Estado, aproximadamente 90% agricultores familiares distribuídos nos 52 municípios, e isso vem contribuindo para a permanência dos produtores no campo, gerando renda e riquezas”, enfatizou.

Entre as ações do Governo de Rondônia, por meio da secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, está Proleite, um programa de apoio e incentivo ao desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.

De acordo com secretário da Seagri, Luiz Paulo, é importante destacar que, a produção de leite em Rondônia também tem enfrentado desafios, como a questão da sustentabilidade ambiental, a busca por melhores condições sanitárias e o fortalecimento das cadeias produtivas para garantir a rentabilidade e competitividade do setor.

“Em resumo, Rondônia é um importante produtor de leite no Brasil, com uma crescente produção e investimentos em tecnologia. A atividade leiteira desempenha um papel significativo na economia regional, contribuindo para o desenvolvimento rural e a geração de empregos no campo e na cidade”, concluiu.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia


No Dia Mundial do Leite, Rondônia apresenta uma produção significativa No Dia Mundial do Leite, Rondônia apresenta uma produção significativa Reviewed by Da Redação on junho 01, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.