“Matas de Rondônia” recebe selo de indicação geográfica que garante qualidade do café - Impacto Rondônia

“Matas de Rondônia” recebe selo de indicação geográfica que garante qualidade do café

O currículo sustentabilidade indica as boas praticas de produção para o café de Rondonia e é pré-requisito para a IG

Porto Velho, RO - A safra de café 2023 em Rondônia já está chegando ao final de colheita, e mantêm-se a expectativa de superar os três milhões de sacas, conforme indica o último levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, no mês de maio deste ano. Para uma boa venda do café é relevante que o produtor obtenha o selo de indicação geográfica – IG Matas de Rondônia, marca de qualidade, que pode abrir as portas do mercado internacional para os cafés robustas amazônicos produzidos em Rondônia.

Os produtores rondonienses de café se concentram especialmente nas microrregiões conhecidas como Zona da Mata, território Rio Machado, e três municípios da BR 429, totalizando 15 municípios produtores especiais de café, na área de abrangência da identificação geográfica do café Matas de Rondônia. Para o governador Marcos Rocha com os investimentos em boas práticas, genética e tecnologia a cadeia produtiva do café avança ainda mais em Rondônia”, ressaltou.

SOBRE O SELO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA

Matas de Rondônia é a marca da IG do café rondoniense que o define como especial

O selo de indicação geográfica é um ativo de propriedade industrial que indica a origem de um produto, que passa a ser identificado pela região de origem e pelo reconhecimento de características próprias e especiais. Instituições idôneas dão a garantia de que aquele produto atende os requisitos de boas práticas em toda a sua cadeia produtiva, respeitando a legislação vigente no país relativas ao trabalho, meio ambiente e à saúde pública, conforme determina o currículo de sustentabilidade da plataforma global do café, que facilita uma maior aceitação e melhores preços.

Recentemente a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater/Rondônia com apoio de parceiros da plataforma global, capacitou 80 técnicos para orientar produtores de café a adotarem o currículo da sustentabilidade, que indica ao produtor práticas recomendadas, prioritárias e proibidas na atividade de produção do café.

ACESSO AO SELO

O engenheiro agrônomo Fausto Lima Farias de Sousa, responsável pelo programa de IG na Emater/RO informou que para acessar o selo de indicação geográfica Matas de Rondônia, “o produtor precisa seguir as recomendações técnicas, não desenvolver nenhuma prática proibida e se cadastrar com um extensionista da Emater/RO no aplicativo, ‘currículo da sustentabilidade do café’ – CSCApp”, afirmou.

Fonte: O Observador
“Matas de Rondônia” recebe selo de indicação geográfica que garante qualidade do café “Matas de Rondônia” recebe selo de indicação geográfica que garante qualidade do café Reviewed by Da Redação on junho 21, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.