Idaron e Superintendência Federal de Agricultura alinham estratégias para ampliar ações de vigilância à influenza aviária - Impacto Rondônia

Idaron e Superintendência Federal de Agricultura alinham estratégias para ampliar ações de vigilância à influenza aviária


Criação do grupo técnico foi definida durante reunião entre representantes da Idaron e da SFA/RO/Mapa

Porto Velho, RO - Um grupo técnico de monitoramento formado por representantes de várias secretarias do Governo e entidades ligadas ao setor produtivo, será criado em Rondônia, para ampliar as ações de prevenção à influenza aviária de alta patogenicidade, em todos os municípios do Estado.

A estratégia, que visa potencializar o alcance do Governo para detecção imediata de qualquer sinal da doença, foi discutida na terça-feira (30), durante reunião entre profissionais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron e da Superintendência Federal de Agricultura SFA/RO – Mapa.

FORÇA-TAREFA

A criação do grupo será definida na próxima semana, durante reunião coordenada pela Idaron e SFA/RO. Além da Governadoria e Casa Civil, devem ser convidados representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, da Agência Brasileira de Inteligência – Abin, Ministério da Saúde – MS, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria Estadual de Saúde – Sesau e de associações de produtores rurais.


O governador Marcos Rocha ressaltou a importância, tanto para os criadores quanto ao Governo de Rondônia. “É necessário que todos estejam em alerta a qualquer sinal em relação à influenza aviária. Por isso, não mediremos esforços para que qualquer foco da doença seja detectado o quanto antes, e assim todas as medidas sejam adotadas com brevidade pela Idaron”, enfatizou.

ESTRATÉGIAS

O diretor executivo da Idaron, Licério Corrêa Magalhães explicou que, “a intenção é aumentar consideravelmente o alcance do Estado, em relação aos trabalhos alusivos à situação de risco da influenza aviária.

O produtor rural continuará sendo nosso grande parceiro nesse processo, tanto na prevenção da doença quanto na detecção de animais doentes. Lembrando que ao menor sinal de influenza, o produtor deve acionar a Idaron, pelo telefone 0800 643 4337, pela internet, no site <www.idaron.ro.gov.br> ou diretamente nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal – Ulsav”, reforçou.

Além da criação dessa força-tarefa, a Idaron mantém equipes mobilizadas ao trabalho de educação sanitária e fiscalização, em propriedades rurais que têm atividades voltadas à avicultura, para fortalecer as ações de biosseguridade, conforme estabelece o Ministério da Agricultura e Pecuária.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia


Idaron e Superintendência Federal de Agricultura alinham estratégias para ampliar ações de vigilância à influenza aviária Idaron e Superintendência Federal de Agricultura alinham estratégias para ampliar ações de vigilância à influenza aviária Reviewed by Da Redação on junho 01, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.