Disciplina e apoio: conheça alguns segredos de aprovada na prova da OAB - Impacto Rondônia

Disciplina e apoio: conheça alguns segredos de aprovada na prova da OAB

Ela atuava como bacharel há alguns anos e conseguiu a aprovação para ser advogada recentemente

O temido exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não é assim por acaso: nele coloca-se à prova os conhecimentos de toda a faculdade em duas etapas, sendo que a segunda fase é a mais difícil. Por isso, não é raro que haja profissionais formados atuando no mercado como bacharéis, em atividades de Ensino, Assistência ou Correspondência Jurídica, Jurista e Conciliação. Mas, a bem da verdade, tudo o que uma pessoa quer, quando se forma em Direito, é conquistar a OAB e ser advogado.

Jéssica Vanessa Cabral Campos conseguiu a aprovação recentemente e conta que foi na terceira tentativa que obteve sucesso. "A formatura foi em 2019 e veio a pandemia, período em que fiquei estudando. Logo arrumei um emprego e pensei que poderia atrapalhar meus estudos, mas o que ocorreu foi o contrário", conta a advogada que começou, então, atuando como bacharel no escritório Moreira Garcia Advogados.

"Quando eu comecei a trabalhar, percebi uma oportunidade enorme de transformar o meu sonho em meta. Trabalhar junto com profissionais muito atualizados me entusiasmou a pegar firme na preparação para a OAB, além do aconselhamento direto dos advogados sócios do Moreira Garcia e colegas", enfatiza.

Quando passou, a advogada venceu a primeira etapa e ficou na repescagem da segunda fase, quando decidiu optar por Direito Trabalhista - uma decisão acertada porque a base do escritório onde atua era, naquele período, Direito do Trabalho. "Quando eu abri o caderno de questões da segunda fase, tive plena certeza de que seria aprovada. Ali estavam exatamente os conteúdos para os quais estava preparada", narra.

Entre as vantagens de trabalhar em um local acolhedor e empático à situação de uma estudante para a prova da OAB, está a possibilidade de flexibilização de horários para estudo. E foi isso que aconteceu com Jéssica, que recebeu a oportunidade de poder continuar trabalhando.

"Até pensei em me dedicar o tempo todo para os estudos, mas o escritório proporcionou, com a flexibilização de horário, continuar em contato com o lado prático com atuação de alguma forma no Direito do Trabalho, o que também contou muito para eu realizar uma boa prova", lembra, sobre a conciliação sem diminuição salarial. De manhã, portanto, o estudo era prático, com acompanhamento de questões no escritório, e, à tarde e à noite, o encontro era com a teoria.

Disciplina, foco se saúde mental são essenciais também

Além da organização entre trabalho e estudos, o candidato deve ter muita disciplina para seguir os rituais de cada tarefa. "Tudo tem que ser bem equilibrado para ter saúde emocional, é necessário ter uma estratégia de preparação. Além de todo o percurso intelectual, você deve ter um escape, e, no meu caso, a escolha foi pelos esportes: eu comecei a correr", indica a advogada.

Vencer a procrastinação é o principal desafio, especialmente para o grupo de pessoas que já se formou e, depois de um tempo, vai prestar os exames da OAB. "Em geral, as pessoas tendem a se dispersar com família, trabalho e tudo mais. Vencer a procrastinação nessa situação não é fácil, mas é o começo do sucesso", reitera.

O resultado das provas da OAB só poderia ter sido recebido em um lugar: no escritório. "E todo mundo que torceu junto e trocou dicas estava lá, foi emocionante."

Vencido esse desafio, a advogada não vai parar. Para ela, agora a próxima meta é se especializar em um nicho. "Escolher aquilo com o que tenho mais afinidade é o caminho para cada vez mais atuar com qualidade", projeta ela, olhando para o futuro que se expandiu.

Sobre o Moreira Garcia e Weis Advogados Associados – Focado em advocacia trabalhista, tributária e empresarial/societária, o escritório Moreira Garcia Advogados Associados foi fundado em 2015 e apresenta aos clientes soluções por meio de estratégias consultivas e preventivas, além de oportunidades de negócio. A banca conta com profissionais com mais de 15 anos de experiência, apresentando amplo domínio em áreas do conhecimento que ultrapassam o campo jurídico e incluem contabilidade, tributação, acordos e negociações coletivas. A sede está localizada em Porto Velho, Rondônia, e a firma tem como sócios Flaviana Moreira Garcia e Diego Weis Júnior.


Disciplina e apoio: conheça alguns segredos de aprovada na prova da OAB Disciplina e apoio: conheça alguns segredos de aprovada na prova da OAB Reviewed by DA REDAÇÃO on junho 29, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.