Deputado Alex Redano indica recuperação do Forte Príncipe da Beira de forma sustentável - Impacto Rondônia

Deputado Alex Redano indica recuperação do Forte Príncipe da Beira de forma sustentável


Parlamentar solicitou a necessidade de recuperação da edificação em Costa Marques.

Porto velho, RO - O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) indicou, ao Governo do Estado, a recuperação de forma sustentável do Real Forte Príncipe da Beira para potencialização do turismo na região do município de Costa Marques. O parlamentar indicou ao Poder Executivo, por meio da Casa Civil, a necessidade de recuperação e obras de melhorias na edificação histórica localizada à margem direita do Rio Guaporé.

“Rondônia é um estado rico em tudo e o turismo em nosso Estado precisa ser mantido ativo. A recuperação do Real Forte Príncipe da Beira, de forma sustentável, é uma maneira de que possamos garantir que a história do Brasil Colônia seja lembrada, disse o parlamentar sobre a importância dessa recuperação que é um marco para a história de Rondônia e do Brasil", destacou o parlamentar.

Considerado a maior edificação militar portuguesa construída fora da Europa, durante o período do Brasil Colonial, o Real Forte Príncipe da Beira teve sua construção em 1775 e está localizado no município de Costa Marques, distante 730 km da capital Porto Velho. Destacado como imponente e importante obra da engenharia militar portuguesa, é considerado Patrimônio Nacional e o monumento mais antigo do Estado de Rondônia.

O Forte foi construído com o objetivo de mostrar a consolidação do domínio português naquela área e batizado em homenagem a Dom José de Bragança, o Príncipe da Beira, filho da Rainha D. Maria I. Após a Proclamação da República, em 1889, o Forte deixou de receber assistência do governo. Ele foi abandonado e saqueado nos anos seguintes. Atualmente o Forte está sob a guarda do Exército Brasileiro desde a década de 30, só no dia 7 de agosto de 1950, o Real Forte Príncipe da Beira foi tombado como Bem Patrimonial da União.


Texto/Foto: Mateus Andrade / Assessoria parlamentar


Deputado Alex Redano indica recuperação do Forte Príncipe da Beira de forma sustentável Deputado Alex Redano indica recuperação do Forte Príncipe da Beira de forma sustentável Reviewed by Da Redação on junho 27, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.