Região Madeira Mamoré se destaca no 2° Concurso ConQueijo e leva nove dos 15 prêmios - Impacto Rondônia

Região Madeira Mamoré se destaca no 2° Concurso ConQueijo e leva nove dos 15 prêmios


Os avaliadores verificam a consistência, aroma e sabor dos queijos participantes

Porto Velho, RO - O 2º Concurso de Qualidade dos Queijos de Rondônia, Conqueijo, realizado durante a 10ª Rondônia Rural Show, reuniu na competição agroindústrias de laticínio do Estado, e distribuiu 15 prêmios em cinco categorias diferentes, destacando-se os municípios de Itapuã do Oeste, Candeios do Jamari e Guajará Mirim, da região Madeira Mamoré, que juntos levaram mais da metade dos prêmios.

As agroindústrias premiadas têm em comum, o fato de receberem assistência técnica da Entidade Autárquica de assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater/RO, que orienta toda a cadeia produtiva do leite, desde a produção nas propriedades rurais até o processamento na agroindústria familiar.

“Para nós da Emater/RO, o ConQueijo só vem abrilhantar o trabalho da assistência técnica, porque as agroindústrias orientadas estão sendo premiadas, é um reconhecimento do trabalho da extensão rural e do produtor”, disse Luciano Brandão, presidente da Emater Rondônia.


A maior parte do queijo produzido em Rondônia é do tipo Mussarela

O objetivo do governo de Rondônia com a realização do concurso é estimular a melhoria da qualidade do queijo rondoniense, por meio de uma competição saudável entre as agroindústrias, bem como dar visibilidade a este importante produto lácteo, que está na pauta de exportação do Estado.

Para o governador Marcos Rocha, o Concurso de Qualidade do Queijo contribui para a melhoria da qualidade e valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte, processadores de leite e derivados. “As famílias passam a ter mais uma fonte de renda, com produtos de qualidade e ajuda a fomentar a economia de Rondônia”, explicou.

Na lista das premiações conquistadas pelos laticínios da região Madeira Mamoré; tem dois – primeiro lugares, nas categorias provolone e coalho, e quatro – segundo lugares, e mais três prêmios de terceira posição. Na categoria provolone, o laticínio Laklein de Candeias do Jamari é bicampeão, e na categoria coalho, o primeiro lugar foi para Guajará-Mirim, laticínio Pôr do Sol.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Região Madeira Mamoré se destaca no 2° Concurso ConQueijo e leva nove dos 15 prêmios Região Madeira Mamoré se destaca no 2° Concurso ConQueijo e leva nove dos 15 prêmios Reviewed by Da Redação on maio 31, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.