Prefeitura de Porto Velho oferta bolsas para 390 vagas de ensino superior em 21 cursos - Impacto Rondônia

Prefeitura de Porto Velho oferta bolsas para 390 vagas de ensino superior em 21 cursos


Programa Faculdade da Prefeitura é destinado a atender jovens em situação de vulnerabilidade social que moram no município; inscrições começam no dia 2 de maio

Porto Velho, RO - No dia 2 de maio estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Faculdade da Prefeitura 2023. Por meio dele são oferecidas bolsas integrais a jovens em vulnerabilidade social para qualquer curso universitário em Porto Velho, nas instituições parceiras. O resultado será divulgado no dia 25 do mesmo mês.

"Aos habilitados, não deixem de se inscrever, pois essa é uma grande oportunidade que a prefeitura dá à população carente de poder estudar e ter uma formação de ensino superior", destaca o prefeito Hildon Chaves.

O presidente do conselho gestor do programa, Augusto Leite, aponta os critérios de inscrição. “Entre os principais critérios para se inscrever, é necessário que o candidato tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) e não ser portador de diploma de nível superior”, explica.

O candidato também deve ter cursado ensino médio completo em escola pública ou ter sido bolsista integral em instituições privadas de educação, ser morador de Porto Velho no mínimo há cinco anos e ter renda familiar mensal de até três salários mínimos ou renda mensal per capita de até um salário mínimo.

De acordo com Augusto Leite, serão ofertadas 390 vagas para cerca de 21 cursos, como medicina, direito, enfermagem, engenharia e arquitetura, entre outros, nas faculdades Fimca, Metropolitana e Centro Universitário São Lucas, parceiras do programa.

Ele acrescenta que o Programa Faculdade da Prefeitura, que começou em 2010, já acumula muitas histórias de sucesso e de sonhos realizados. Ao todo, 160 jovens já concluíram a graduação de nível superior e outros 389 estão estudando. Confira o edital aqui.

NOVIDADE TECNOLÓGICA

A novidade para este ano é que o Programa apresenta seu novo sistema para o processo seletivo, que permite aos candidatos acompanharem suas inscrições e validarem seus documentos de forma rápida e eficiente.

“Utilizando o número de inscrição do Enem, o processo se torna mais simplificado e seguro para os estudantes que desejam ingressar no programa. Agora, o processo seletivo se torna mais acessível e transparente para todos os interessados”, afirmou Saulo Roberto, titular da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI).

Disse ainda que a participação da SMTI foi de suma importância, desde a implantação do Programa Faculdade da Prefeitura, uma vez que facilitou o acesso via internet a todos interessados, tornando viável e célere todo o processo de seleção dos candidatos através de uma ferramenta tecnológica desenvolvida em tempo hábil, em cerca de três meses, pela equipe técnica do DESIS/SMTI, conforme definido pelo Conselho Gestor.

“Ressaltamos que sempre buscamos solucionar a contento as necessidades dos nossos usuários internos e externos da Prefeitura de Porto Velho”, completou Saulo Roberto.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Prefeitura de Porto Velho oferta bolsas para 390 vagas de ensino superior em 21 cursos Prefeitura de Porto Velho oferta bolsas para 390 vagas de ensino superior em 21 cursos Reviewed by Da Redação on abril 04, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.