Orientados pelo Governo do Estado produtores do setor chacareiro reduzem custos da produção usando biofertilizantes - Impacto Rondônia

Orientados pelo Governo do Estado produtores do setor chacareiro reduzem custos da produção usando biofertilizantes


Agricultores observam prática de produção de biofertilizante

Porto Velho, RO - Agricultores da área rural de Porto Velho, residentes no setor conhecido como bacia leiteira, participaram nesta quinta feira, de um dia para aprender a produzir um fertilizante de alta eficiência, baixo custo e de apelo ambiental.

O evento foi promovido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia e teve a participação de mais de cinquenta produtores, com a presença de autoridades estaduais e do município.

Os produtores tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes, a técnica de produção de um biofertilizante rico em nitrogênio, fosforo e potássio. Isto, considerando os macros nutrientes de maior importância nutricional para as plantas.

A palestra acompanhada de demonstração prática, foi ministrada pelo engenheiro florestal Jorge Procópio, do escritório da Emater, em Porto Velho. O tema apresentado tem relevância não apenas para os agricultores familiares, beneficiários diretos da ação da Emater, mas também para o grande público urbano que é beneficiado por produtos alimentícios produzidos com segurança, isentos de produtos químicos tóxicos para os humanos.

Frascos de biofertilizantes produzidos com resíduos encontrados na propriedade rural

A questão ambiental associada à produção e geração de renda tem sido uma temática constante nos discursos do governador Marcos Rocha, que tem defendido inclusive modelos de investimento, para o agricultor familiar.

“Para isto criamos o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado – Proampe, que financia a produção inclusive, em pequenas propriedades rurais, onde são produzidas a maioria das hortaliças comercializadas em Porto Velho,”ressaltou.

O presidente da Emater/RO, Luciano Brandão, prestigiou o evento e conversou com os produtores e presidentes de associações rurais,que apresentaram suas principais carências e demandas. Ao final da demonstração prática foram sorteados frascos de biofertilizante e uma “lurdinha”, instrumento técnico para manejo da cultura da banana, entregues pelo presidente aos agricultores contemplados.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia


Orientados pelo Governo do Estado produtores do setor chacareiro reduzem custos da produção usando biofertilizantes Orientados pelo Governo do Estado produtores do setor chacareiro reduzem custos da produção usando biofertilizantes Reviewed by Da Redação on março 31, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.