Ministério da Justiça autoriza envio da Força Nacional para atuar na Terra Indígena Kaxarari, em RO - Impacto Rondônia

Ministério da Justiça autoriza envio da Força Nacional para atuar na Terra Indígena Kaxarari, em RO


Força Nacional vai dar apoio à Funai na TI Kaxarari em ações contra o desmatamento, invasão e queimadas ilegais. Atuação deve acontecer até 6 de junho

Porto Velho, RO - O Ministério da Justiça autorizou o envio de agentes da Força Nacional a Rondônia para auxiliar a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no combate a invasão, desmatamento e queimadas ilegais na Terra Indígena (TI) Kaxarari.

Segundo o documento, a Força Nacional prestará apoio à Funai de 9 de março a 6 de junho. À Rede Amazônica, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) disse que essa é uma ação importante em uma área que registra constantes conflitos.

“Nosso entender sobre o conflito na Terra Indígena Kaxarari se enquadra dentro dos problemas provocados dentro do que pretendem fazer no norte de Rondônia e no sul do Amazonas, uma área de expansão do agronegócio, daí tem provocado conflitos entre madeireiros e grileiros”, disse Josep Iborra Plans, da CPT.

Além de Rondônia, a portaria também indica que outros três estados, sendo o Acre, Roraima e Rio Grande do Sul, também receberão agentes da Força Nacional.

Kaxarari

A área ocupada pelos Kaxarari é próxima aos municípios de Lábrea, Porto Velho e Extrema, e o acesso por terra se dá pela BR-364 entre Rio Branco e Porto Velho.

Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004. A atuação do departamento é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Fonte: G1/RO


Ministério da Justiça autoriza envio da Força Nacional para atuar na Terra Indígena Kaxarari, em RO Ministério da Justiça autoriza envio da Força Nacional para atuar na Terra Indígena Kaxarari, em RO Reviewed by Da Redação on março 10, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.