Operação Integrada Pela Vida reforça ações para redução nos índices de acidentes de trânsito - Impacto Rondônia

Operação Integrada Pela Vida reforça ações para redução nos índices de acidentes de trânsito

Governo de Rondônia tem realizado ações que visam melhorar a estrutura de tráfego no Estado

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, realizou na quarta-feira, 1º, no pátio do Palácio Rio Madeira – PRM, o lançamento do Plano de Operação Integrada Pela Vida: Trânsito Seguro, com o objetivo de conscientizar os condutores sobre a prudência no trânsito e a prevenção de acidentes. A operação tem a participação de várias instituições como: Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran); Corpo de Bombeiros Militares (CBMRO); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Departamento Estadual de Trânsito – Detran, Secretaria Municipal de Trânsito – Semtran; Secretaria Municipal de Saúde – Semusa; e Secretaria de Estado da Saúde – Sesau.

O governador Marcos Rocha, reforça que o Governo de Rondônia tem realizado ações que visam melhorar a estrutura de tráfego no Estado, visando contribuir para o bom desenvolvimento e melhora do fluxo nas vias urbanas. A prova disso são as ações de infraestrutura que vem sendo executado para dar melhor condições a todos os condutores. Mesmo com todas as melhorias já realizadas, há um grande problema relacionado ao fator humano com relação à imprudência no trânsito.

“A segurança no trânsito não depende única e exclusivamente do Poder Público. É de extrema importância que cada cidadão tenha responsabilidade pois acidentes destroem na maioria dos casos, não só o bem material mas a vida, que é o nosso bem maior. As ações realizadas reforçam a questão de prevenção e maior segurança no trânsito, principalmente neste época do ano, devido ao período de ano”, disse.

O secretário da Sesdec, Felipe Vital, destacou que os problemas causados por esse alto índice de acidentes estão refletindo diretamente no Pronto Socorro João Paulo II que é a referência no atendimento e tratamento desses traumas. Ele frisou que a população vem cobrando um hospital maior e com mais capacidade para atender a demanda há muito tempo, motivo pelo qual o governador, Marcos Rocha, desde que assumiu a gestão do Estado, vem atuando para construir o novo Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia, o HEURO.

Representantes de instituições reunidos para o início da Operação Integrada pela Vida

“Mesmo que se tenha uma nova e ampla unidade hospitalar, é preciso que as pessoas comecem a pensar na prevenção, sendo mais prudentes e responsáveis para evitar acidentes. De nada adianta ter muitos leitos e estrutura inovada, se a vida no trânsito não for priorizada pelos cidadãos condutores, que trafegam todos os dias nas ruas”, disse.

ACIDENTES

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, de novembro de 2022 a janeiro de 2023, cerca de 1.204 pessoas deram entrada no Pronto Socorro João Paulo II, vítimas de acidentes de trânsito. O secretário da Sesau, Jeferson Rocha, disse que esse é o motivo da superlotação no hospital.

“Atualmente, 80% dos leitos do pronto socorro estão ocupados por acidentados e praticamente todos precisaram e/ou precisam passar por cirurgia ortopédica, o que acaba criando uma fila de espera, prolongando o tempo de internação na unidade, causando assim, os lamentáveis episódios de superlotação que tanto prejudicam a população.”

OPERAÇÃO

O objetivo é reduzir os índices de acidentes de trânsito em Porto Velho, por meio de ações de fiscalização e emprego de sinalizações verticais móveis, de forma descentralizada, nos principais locais e horários de maior ocorrência destes sinistros. A operação integrada pela vida vai acontecer durante todo o mês de fevereiro em Porto velho, por ser a cidade que concentra o maior número de acidentes do Estado, havendo necessidade, poderá ser prorrogada.

O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito, Paulo Higo, frisou que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos. “Fazer segurança viária é fazer segurança pública para prevenir acidentes e preservar a vida”, disse ele.

A Polícia Militar é quem atende as ocorrências de acidentes no primeiro momento. Uma análise feita pela instituição mostra que a maioria dos acidentes ocorre em cruzamentos, e os condutores que se tornaram vítimas, estavam conduzindo motocicletas.

O comandante-geral da PMRO, coronel PM James Padilha, destacou que a educação, a engenharia e o esforço legal são essenciais para proporcionar segurança no trânsito. “A educação é feita pelos órgãos com objetivo de prevenção, a engenharia para proporcionar boas condições de tráfego nas vias, mas o esforço legal depende do próprio condutor que precisa obedecer as regras de trânsito, ser prudente e respeitar as sinalizações, para termos um trânsito mais seguro”, destaca.
Operação Integrada Pela Vida reforça ações para redução nos índices de acidentes de trânsito Operação Integrada Pela Vida reforça ações para redução nos índices de acidentes de trânsito Reviewed by Da Redação on fevereiro 03, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.