Escolas técnicas móveis reforçam ensino profissionalizante em Rondônia - Impacto Rondônia

Escolas técnicas móveis reforçam ensino profissionalizante em Rondônia


Os investimentos para se ampliar a qualificação profissional integra a proposta do Governo de Rondônia

Porto Velho, RO - As escolas técnicas móveis estão sendo fundamentais para o Governo de Rondônia cumprir metas de expansão da educação profissional, conforme o planejamento estratégico visando garantir aos jovens e adultos uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho através da formação profissional. Com objetivo de levar ensino profissionalizante até o aluno, as unidades itinerantes têm como destino todas as regiões do Estado, permanecendo em cada município, conforme a demanda do mercado local.

O Governo de Rondônia destaca a importância quanto à aquisição de escolas técnicas móveis para levar ensino profissionalizante a alunos de todas as regiões do Estado, principalmente em comunidades remotas. As unidades flexíveis itinerantes oferecem cursos ministrados pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep. Em 2022, as mesmas ofertaram cursos a 2.188 alunos de vários municípios rondonienses.

A gestão estadual inaugurou em 2021, quatro escolas técnicas itinerantes – Panificação e Confeitaria; Máquinas Pesadas e Agrícolas; Piscicultura e Frigorífico e Imagem Pessoal. Hoje, a escola de Panificação está em Jaru, enquanto que a de Máquinas Pesadas e Agrícolas se encontra em Porto Velho. Já as unidades de Imagem Pessoal, Piscicultura e Frigoríficos estão na Capital em manutenção sendo preparadas para iniciar atividades do ano letivo em municípios, que estão sendo definidos, conforme o novo cronograma de cursos.

Escolas técnicas móveis reforçam os cursos profissionalizantes

Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos para se ampliar a qualificação profissional integra a proposta da gestão estadual, que priorizou no planejamento estratégico a educação profissional que tem a capacidade transformadora tanto do indivíduo quanto do desenvolvimento econômico. “Estamos massificando o ensino profissionalizante. Temos a convicção de que a educação profissional gera oportunidades, viabilizando o progresso econômico e o desenvolvimento social”, frisou Marcos Rocha, que no ano passado inaugurou em Porto Velho, a sede do Idep e da Escola Técnica Estadual – Etec.

TODO O ESTADO

Com a chegada das escolas técnicas móveis em Rondônia, aumentou vertiginosamente o número de cursistas no Idep, conforme a presidente da instituição de ensino profissionalizante Adir Josefa de Oliveira. “Estamos levando educação profissional a alunos de todas as regiões do Estado para que possam seguir uma carreira de sucesso”, destaca.

O estudante Thiago Cordeiro Choma, 26, que mora no bairro Apuniã, em Porto Velho, é um dos que abraçaram essa oportunidade. Ele está frequentando aulas na Escola de Máquinas Pesadas e Agrícolas que está estacionada na Etec, na Capital. “Estou muito animando porque terei uma nova profissão e já tem empresas interessadas em contratar quem terminar o curso”, comemora ele motivado pelas aulas que começaram no dia 16 deste mês e termina no dia 16 de março.
Escolas técnicas móveis reforçam ensino profissionalizante em Rondônia Escolas técnicas móveis reforçam ensino profissionalizante em Rondônia Reviewed by Da Redação on fevereiro 02, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.