Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável busca políticas públicas para melhorar agricultura familiar de Rondônia - Impacto Rondônia

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável busca políticas públicas para melhorar agricultura familiar de Rondônia


O objetivo é incentivar pequenos proprietários rurais a produzirem, industrializarem e comercializarem seus produtos

Porto Velho, RO - Com o objetivo de apresentar propostas de trabalhos para melhoria da cadeia produtiva do Estado, a Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri promoveu a 1ª reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – CEDRS de 2023. O encontro possibilitou debates quanto ao alinhamento das ações pertinentes ao processo de condicionamento familiar na agricultura, no cenário regional, caracterizando assim, os diversos grupos desse segmento e as políticas para o setor.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “Com o alinhamento voltado para o fortalecimento da Agricultura Familiar que inclui, produção e as agroindústrias familiares, conseguimos diagnosticar a situação dos agricultores, relatando a vocação e aptidão nas cadeias produtivas regionais de Rondônia, que precisa de apoio do Governo”, avaliou o Governador Marcos Rocha.

Entre os assuntos em pauta, destacaram-se: Melhorias para o Programa de Aquisição de Alimento Estadual – PAAE; Discussão sobre a ampliação do Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar do Estado de Rondônia – Selo Prove/RO, que estabelece parceria entre instituições governamentais, não governamentais, produtores de base familiar; com o objetivo de incentivar pequenos proprietários rurais a produzir, industrializar e comercializar seus produtos.


Foi aprovado por unanimidade pelo conselho, a utilização dos recursos orçamentários, a fim de ressarcir 14 famílias de agricultores, por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento da Agricultura Familiar – Fedaf, no total de R$ 79.923,70 (setenta e nove mil, novecentos e vinte e três reais e setenta centavos), que são amparados pela Lei Complementar Estadual n° 655 de 28 de março de 2012, que faz o ressarcimento de juros pagos da linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, nos anos de 2012 a 2015. Para este ano, o Programa vai atender a 17 famílias da agricultura familiar. O recurso disponível é no valor R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).

De acordo com secretário da Seagri, Luiz Paulo, é preciso atender às famílias com políticas públicas de fomento e assistência técnica ao pequeno agricultor. “Temos desafios pela frente, e cada agente do processo exerce um papel fundamental. Por isso, a postura da nossa Secretaria é manter as portas abertas, com transparência e diálogo com os segmentos da agricultura familiar”, finalizou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia


Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável busca políticas públicas para melhorar agricultura familiar de Rondônia Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável busca políticas públicas para melhorar agricultura familiar de Rondônia Reviewed by Da Redação on fevereiro 24, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.