Aumentam chamados na Defesa Civil Municipal neste período chuvoso - Impacto Rondônia

Aumentam chamados na Defesa Civil Municipal neste período chuvoso


São mais de 20 ocorrências por semana; população pode solicitar apoio pelo 199 ou (69) 984732112

Porto Velho, RO - Os chamados na Defesa Civil Municipal têm aumentado consideravelmente em virtude do período chuvoso na capital. Semanalmente, são mais de 20 solicitações, sendo que somente no último dia 25 de janeiro foram 21 ocorrências, com a população solicitando apoio por conta da intensa chuva que caiu sobre Porto Velho com volume pluviométrico (a quantidade de chuva) de 20 milímetros acumulados, ou seja, o equivalente ao total de chuvas de uma semana em um único dia.

Na última quarta (1), a Defesa Civil foi acionada para atender uma ocorrência em área de risco, no bairro Balsa, onde numa residência a cerca de 100 metros do rio Madeira foi encontrada uma cobra. O animal peçonhento foi retirado pela equipe de forma segura e recolocado na natureza.

“Com o repiquete, fenômeno que acontece em período de cheia dos rios, que em um determinado momento o rio alcança seu limite máximo, estabiliza, e com chuvas isoladas sobe novamente, os animais começam a buscar abrigo e invadem as residências, principalmente em áreas próximas ao rio, canais e matas, e nós seguimos atendendo os ribeirinhos com vistorias técnicas de residência, rachaduras em muros e barrancos”, explicou Anderson Luiz, gerente de Operações.

As recomendações da Defesa Civil Municipal seguem até o fim do período chuvoso: que o cidadão busque abrigo e permaneça em local seguro; quando houver raios, evitar estender roupas principalmente em varais de arame, assim como é orientado para que as pessoas fiquem longe de cercas, alambrados e não manuseiem linhas telefônicas ou de energia (para os profissionais que trabalham na área); já sobre os animais peçonhentos, cuidados como não colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras, caso seja necessário, use um pedaço de madeira, enxada ou foice; inspecionar roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, pano de chão e tapetes, antes de usá-los; caso encontre um animal peçonhento, afaste-se com cuidado e evite assustá-lo ou tocá-lo, mesmo que pareça morto, e procure profissionais para orientações.

Em casos de emergência, os munícipes podem solicitar o apoio da Defesa Civil Municipal pelo 199 ou (69) 984732112.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Aumentam chamados na Defesa Civil Municipal neste período chuvoso Aumentam chamados na Defesa Civil Municipal neste período chuvoso Reviewed by Da Redação on fevereiro 02, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.