Prefeitura publica resultado final do processo de concessão da EFMM - Impacto Rondônia

Prefeitura publica resultado final do processo de concessão da EFMM


Porto Velho, RO - Após seguir todos os trâmites exigidos, a Prefeitura de Porto Velho publicou, nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial dos Municípios (DOM), a empresa vencedora do processo de concessão do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). A expectativa é que o espaço seja aberto à população ainda na primeira metade desse ano.

A empresa vencedora é a Amazon Fort Soluções Ambientais e Serviços de Engenharia Ltda, após comprovar a capacidade técnica para explorar e administrar o complexo pelo prazo de dez anos e ter feito proposta superior ao valor mínimo da outorga.

“Essa é a conclusão de um longo processo que a Prefeitura de Porto Velho teve de seguir para garantir que a EFMM seja administrada por uma empresa. Após a homologação do certame licitatório, o contrato de concessão será assinado e a empresa deverá depositar metade do valor da outorga. A partir disso, ela terá 120 dias para organizar o espaço e abri-lo ao público”, explica o secretário-executivo do Conselho Gestor da Parceria Público Privada (PPP), Márcio Martins.

Complexo da EFMM é referência turística e histórica no Estado

HISTÓRICO

O Complexo da EFMM passou por uma ampla revitalização a partir de 2018. O investimento foi de cerca de R$ 30 milhões, oriundos de compensação ambiental da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio e contrapartida da Prefeitura.

A empresa vencedora administrará um espaço totalmente reformado, com três galpões, sendo um deles para a instalação de restaurantes e mezanino com vista para o rio Madeira. O local também conta com pista de caminhada, calçada, área verde, quiosques e estacionamento para mais de 200 carros.

Ainda com os trabalhos acontecendo, a Prefeitura iniciou os trâmites para a concessão do espaço. A primeira audiência pública para discutir o assunto aconteceu em dezembro de 2020, após isso, uma segunda audiência ocorreu em janeiro do ano seguinte.

Durante todo esse tempo, a Prefeitura realizou mutirões de limpeza para a manutenção do espaço, cujas obras foram concluídas em 2022. Na primeira metade do mesmo ano, a Prefeitura abriu, oficialmente, o processo licitatório para a concessão do complexo, tornando público o edital de habilitação.

Para o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, o local entregue tem tudo para ser uma referência turística em Rondônia e ponto de encontro de familiares e amigos. "Desde o início da gestão trabalhamos com afinco para recuperar esse espaço, modernizá-lo, respeitando e valorizando suas estruturas históricas. Queremos que o cidadão porto-velhense, do interior, e de outros estados, possam usufruir do local, que é um símbolo da história e cultura rondoniense", finaliza.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Prefeitura publica resultado final do processo de concessão da EFMM Prefeitura publica resultado final do processo de concessão da EFMM Reviewed by Da Redação on janeiro 27, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.