DIA DE INSTABILIDADES Alerta máximo para temporais nesta sexta-feira (20) - Impacto Rondônia

DIA DE INSTABILIDADES Alerta máximo para temporais nesta sexta-feira (20)


Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Porto Velho, RO - A sexta-feira (20) será de pontos de atenção em relação às condições climáticas. No Sudeste, por exemplo, a Climatempo avisa: o alerta máximo para temporais está ativo. De acordo com a previsão do tempo, o dia na região sudestina será marcado por muitas áreas de instabilidade.

+ Tempestade provoca destruição em dia de campo no Paraná

Baixa pressão em baixos níveis, circulação de ventos em altos níveis e umidade do oceano são alguns dos fenômenos aguardados para esta sexta no Sudeste. Conforme boletim, eles serão responsáveis por gerar nuvens muito intensas, chuvas extremamente fortes. Além disso, tempestades e ventos de moderada intensidade também são aguardados na região.

“Há alto potencial para alagamentos e transtornos” — Climatempo

“A chuva será bastante volumosa, de 30 a 60 milímetros em um dia, em áreas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), do Vale do Paraíba, sul e leste de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, Serra Fluminense”, informa a equipe da Climatempo ao emitir o alerta máximo para temporais no Sudeste. “Há alto potencial para alagamentos e transtornos nestas áreas”, observa a empresa de meteorologia.

Chuvas e alerta para temporais além do Sudeste

Segundo a previsão divulgada pela Climatempo, a chuva forte e muito volumosa irá cair sobre o “meio norte” brasileiro, na faixa entre o Piauí e o Maranhão. De acordo com a meteorologia, essa instabilidade irá ocorrer por causa da zona de convergência intertropical (ZCIT).

Por outro lado, um vórtice ciclônico em vários níveis fortalece a chuva, o alerta para temporais e o risco de queda de granizo no Amazonas. No Centro-Oeste, as chuvas são mais irregulares, mas também com condições para registros de tempestades. Enquanto isso, a previsão indica tempo aberto e muito quente no Rio Grande do Sul, com as máximas chegando quase aos 40°C.

Fonte: Por Canal Rural/Climatempo
DIA DE INSTABILIDADES Alerta máximo para temporais nesta sexta-feira (20) DIA DE INSTABILIDADES Alerta máximo para temporais nesta sexta-feira (20) Reviewed by Da Redação on janeiro 20, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.