PRIMEIRA DO BRASIL Obras da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso são lançadas

PRIMEIRA DO BRASIL Obras da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso são lançadas

Porto Velho, RO - A largada para a expansão dos trilhos da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso, a primeira do Brasil, foi dada na manhã desta segunda-feira (7) em Rondonópolis. Serão mais de 700 quilômetros com investimentos que podem chegar a R$ 15 bilhões. A previsão é que o terminal em Campo Verde comece a operar em 2026 e os trilhos cheguem ao município de Lucas do Rio Verde em 2030.

A Ferrovia autorizada conta com dois ramais. Um ligando Rondonópolis até Cuiabá e outro ligando Rondonópolis até Lucas do Rio Verde.

Segundo a Rumo S.A., serão investidos na obra entre R$ 14 bilhões e R$ 15 bilhões, dos quais cerca de R$ 4,5 bilhões serão injetados para levar 220 quilômetros de trilhos de Rondonópolis até Campo Verde.

A ferrovia estadual passará por 16 municípios e deverá gerar 100 mil empregos diretos e 100 mil indiretos. As obras, destaca a Rumo Logística, contarão com 22 pontes, 21 viadutos, cinco passagens inferiores, aproximadamente dois quilômetros de túneis e um total de 108 mil toneladas de trilhos.Ferrovia Estadual entre Rondonópolis e Campo Verde deve começar a operar em 2026
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Conforme o CEO da Rumo S.A., João Alberto Abreu, a expansão dos trilhos proporcionará não somente a saída de produtos do estado, mas como também a possibilidade de mercadorias serem trazidas. Além disso, destacou ele, empresas e indústrias devem ser atraídas, gerando assim mais emprego e renda.

“Seja através de fábricas de sementes, de proteína, esmagamento de soja, etanol de milho. Enfim, é uma infinidade de oportunidades que serão criadas ao longo desse projeto”, pontuou o CEO da Rumo S.A..



Presente no lançamento da obra, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, frisou que a expansão dos trilhos para a região médio-norte trará grande impacto para o dia-a-dia da população e quem dependente da BR-163 para sua logística.

“Nós temos hoje o eixo da BR-163 estrangulado. É um dos grandes gargalos para o transporte rodoviário, para o escoamento de grãos. Quando falamos em investimentos ferroviários, não estamos apenas cuidando da atividade econômica do estado, da produção. Estamos cuidando das vidas das pessoas que passam por essa estrada e que terão muito mais segurança”, disse Mauro Mendes.

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, também esteve presente. “Essa ferrovia é fruto do resultado do trabalho de um povo que não se furta a acreditar no país. É fundamental para fazer com que o Estado se torne cada vez mais competitivo, mais eficiente”.

Obras da ferrovia terão quatro frentes

As obras já iniciaram em Rondonópolis, de acordo com o CEO da Rumo S.A., João Alberto Abreu. “Teremos quatro frentes de obras. Estamos com muitas máquinas já trabalhando para fazer o primeiro viaduto sobre a BR-163. Ele é fundamental para que a logística funcione nos primeiros 50 quilômetros”.

Em Mato Grosso, a Rumo S.A. conta hoje com 300 quilômetros de trilhos e após a conclusão das obras até Lucas do Rio Verde passará para mais de mil quilômetros.

Redução de custos serão proporcionados

Presidente do Sistema Famato, Normando Corral, ressaltou que a chegada da ferrovia até Rondonópolis em 2012 auxiliou no crescimento do agronegócio mato-grossense. “A sua expansão até Nova Mutum, Lucas do Rio Verde vai melhorar muito o escoamento. Vai desafogar as estradas, baratear o custo do transporte”.

Prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, comentou durante o lançamento das obras que para o município a expansão dos trilhos proporcionará ainda a redução de custos, em especial diante do frete. “Recurso esse que nós podemos estar destinando para outros investimentos, que fará com que o sistema produtivo seja cada vez mais impulsionado”.

Fonte: Por Viviane Petroli

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