Embaixada dos Estados Unidos busca estreitar relação com Rondônia para fortalecer desenvolvimento econômico sustentável

Embaixada dos Estados Unidos busca estreitar relação com Rondônia para fortalecer desenvolvimento econômico sustentável


Embaixada dos Estados Unidos sinaliza interesse em estreitar relação comercial com Rondônia

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia recepcionou na manhã desta quinta-feira (17), o conselheiro da Seção de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos Estados Unidos, Glenn Fedzer, acompanhado do assessor Alessandro Shimabukuro e do conselheiro adjunto da Seção Política, Joshua Rubin. Os norte-americanos sinalizaram o interesse de conhecer como a combinação de proteção ao meio ambiente e desenvolvimento econômico está funcionando em Rondônia.

O governador em exercício, José Jodan destacou o compromisso de Rondônia, grande Estado produtor de alimentos, um gigante do agronegócio no Norte do País, em desenvolver produções sustentáveis, dentro da legalidade ambiental. E pontuou que o Estado está em busca da atualização da Base Cartográfica, em parceria com o Exército. ‘‘Com isso iremos impulsionar a harmonia entre meio ambiente e desenvolvimento econômico, com a definição de áreas produtivas, assim também como delimitação das áreas de conservação dos recursos naturais’’.

O secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec, Avenilson Trindade reforçou que o Estado trabalha em três eixos principais para avançar na economia: infraestrutura, sustentabilidade e inovação. Destacou que Rondônia ocupa uma localização estratégica no centro da América do Sul, tendo duas rotas principais para escoamento da produção: a hidrovia do Rio Madeira e a BR-364, e possui várias frentes de cadeias produtivas interessantes ao mercado internacional, a exemplo do café, algodão, cacau, derivados do leite, soja e peixe.

Estado de Rondônia trabalha em três eixos principais para avançar na economia: infraestrutura, sustentabilidade e inovação

O conselheiro da Seção de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos Estados Unidos sinalizou interesse no café de Rondônia, especialmente para ser levado para o Hawai, e revelou o gosto pessoal por algo tipicamente da região: ‘‘O tambaqui é um peixe muito saboroso, gostei muito’’. Rondônia é líder no Brasil, na produção desta espécie, e o terceiro maior produtor de peixes do Brasil. O diretor executivo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, Hueriqui Pereira, também pontuou que o Estado avança na produção de alimentos com consciência ambiental.

Para o conselheiro, Glenn Fedzer, as soluções administrativas do Estado e os produtores rurais são fundamentais na proteção do meio ambiente, pois conhecem a importância de preservar os recursos naturais para que os negócios rurais se desenvolvam. Ao final da reunião, ele enalteceu o perfil econômico e ambiental de Rondônia, declarou estar aberto a novas rodadas de conversas e sinalizou o interesse em estreitar a relação entre os Estados Unidos e Rondônia.

Postar um comentário

0 Comentários