​Cacoal recebe as ações do Comboni Rosa e Comboni Azul no final de novembro, dias 26 e 27 - Impacto Rondônia

​Cacoal recebe as ações do Comboni Rosa e Comboni Azul no final de novembro, dias 26 e 27

Cacoal recebe as ações do Comboni Rosa e Comboni Azul no final de novembro, dias 26 e 27


Foram definidas em reunião da  Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) as datas para a realização das ações preventivas contra o câncer em Cacoal. No dia 26 de novembro, acontece a campanha Comboni Rosa, voltada às mulheres, e no dia seguinte, 27 de novembro, o atendimento será direcionado aos homens, por meio da ação já conhecida como Comboni Azul.


Durante os dois dias, os atendimentos acontecem das 7h às 12h, na sede da ASSDACO, ao lado da Cardio Center, no Complexo Hospitalar que abriga ainda o Hospital São Daniel Comboni e o Heuro. Serão realizados exames preventivos contra os cânceres de mama, próstata e colo uterino. Para garantir o atendimento, é preciso levar documentos pessoais e cartão do SUS.


"O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento contra o câncer, por isso a ASSDACO mais uma vez soma forças junto a vários parceiros e realiza as edições do Comboni Rosa e Comboni Azul em Cacoal. Por isso, reforçamos o convite aos homens e mulheres, para que aproveitem essa oportunidade e realizem os seus exames preventivos", enalteceu a presidente da ASSDACO", Vera Travain Bianchini.


Vale destacar que neste ano, a Prefeitura Municipal de Cacoal irá disponibilizar ônibus na area rural para o transporte de homens e mulheres que queiram participar desta ação preventiva. Além disso, por meio da parceria com o Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural será possível também a realização de exames preventivos de colo uterino.


A ação em Cacoal tem ainda o apoio do Clube das Romãs, Laboratório CID, das Ligas Acadêmicas de Enfermagem, Lauem, Laeti e Lagon, da faculdade Fanorte, do Centro Educacional Multiensino (CEME), da Casa de Apoio e do Núcleo de Oncologia.

 

CONFIRA ALGUMAS INFORMAÇÕES E CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA QUEM QUER PARTICIPAR DA CAMPANHA COMBONI ROSA E COMBONI AZUL

 

- Para os homens:

·         Não andar a cavalo ou de bicicleta nas 24 horas antecedentes ao exame;

O exame é aconselhado para homens, a partir dos 45 anos, com fatores de risco e homens, a partir dos 50 anos, mesmo sem fatores de risco.

 

- Mulheres:

·         Preventivo de mama

                Para as mulheres a partir dos 40 anos;

                Serão encaminhadas para fazer a mamografia e a ultra-som se tiver nódulo;

                Caso tenha nódulos com idade abaixo dos 40 anos, será realizado somente a ultra-som;

 

·         Preventivo do colo uterino:

                Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anterior ao exame.

                É preciso evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

"As pessoas precisam se cuidar e a ASSDACO trabalha para cuidar das pessoas! Quando o diagnóstico é precoce, o sofrimento das famílias é menor e o sucesso do tratamento é mais garantido. Principalmente se algo está te preocupando, venha participar do Comboni Azul e do Comboni Rosa", reforça a presidente da ASSDACO.


(Giliane Perin p/ ASSDACO)

​Cacoal recebe as ações do Comboni Rosa e Comboni Azul no final de novembro, dias 26 e 27 ​Cacoal recebe as ações do Comboni Rosa e Comboni Azul no final de novembro, dias 26 e 27 Reviewed by DA REDAÇÃO on novembro 08, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.