Para o deputado Cirone Deiró a isenção do ICMS sobre a produção de energia solar reduz a conta de luz e abre novos mercados para o setor - Impacto Rondônia

Para o deputado Cirone Deiró a isenção do ICMS sobre a produção de energia solar reduz a conta de luz e abre novos mercados para o setor

 
Cirone agradeceu o governador Marcos Rocha pela assinatura da medida que reduz a conta de luz para os consumidores


Porto Velho, RO
- A publicação do decreto nº 27.452/22 que isentou a cobrança do impostosobre a Tarifa do Uso do Sistema de Distribuição-TUSD das unidades geradoras participantes do Sistema de Compensação de Energia Elétrica é resultado da proposta apresentada pelo deputado Cirone Deiró, ao secretário Luiz Fernando e a equipe técnica da Secretaria de Estado de Finanças-Sefin, em março de 2022. Na ocasião, Cironedefendeu a importância de medidas fiscais para apoiar e incentivar pessoas físicas ou jurídicas, produtoras de energia elétrica, a partir de fontes renováveis, como as placas fotovoltaicas (energia solar).

O deputado avaliou como sendo positivo a assinatura do decreto 27.452/22 pelo governador Marcos Rocha pelos resultados imediatos para os consumidores que fazem uso de energia solar.

Cirone disse que além de reduzir o valor final da conta de luz, a isenção do ICMS para os consumidores de energia solar representa um grande incentivo para o setor que trouxe avanços tecnológicos na produção de energia solar, em Rondônia. “É uma matriz energética limpa e acessível que será estratégica na composição dos custos dos serviços empresariais e industriais, além de ser uma alternativa para reduzir os custos da conta de energia elétrica para os consumidores residenciais que investirem na instalação das placas solares”, reconheceu.

De acordo com o decreto nº 27.452/22, ascobranças referentes ao ICMS, realizadas desde o mês de julho, deverão ser ressarcidas em forma de desconto na conta de energia elétrica, mediante solicitação dos consumidores. Cirone Deiró disse que vai acompanhar a execução da legislação e seus benefícios aos consumidores de energia solar. Cirone agradeceu o compromisso do governador Marcos Rocha pela assinatura da medida que traz novas perspectivas para a produção de energia solar em Rondônia.

O deputado lembrou que a proposta levada pelo deputado Cirone ao titular da Sefiné resultado da reivindicação liderada pelo presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia – FACER, advogado e empresário Marco Kobayashi e de empresários que atuam nacomercialização de placas de energia solar, além de consumidores residenciais, empresariais. 

Na época, o presidente da FACER, Marco Kobayashi explicou que o setor de geração de energia solar vinha sendo prejudicado pela ausência de uma política fiscal que fizesse justiça ao setor, especialmente pela relevância desse modelo de geração de energia para o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios rondonienses. O representante da FACER agradeceu ao deputado Cirone Deiró pela sensibilidade em acolher demanda relevante do setor de energia solar.

Fonte: Por Assessoria parlamentar
Para o deputado Cirone Deiró a isenção do ICMS sobre a produção de energia solar reduz a conta de luz e abre novos mercados para o setor Para o deputado Cirone Deiró a isenção do ICMS sobre a produção de energia solar reduz a conta de luz e abre novos mercados para o setor Reviewed by Da Redação on outubro 18, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.