Novas regras de rotulagem nutricional servem para educar consumidor, diz Abia - Impacto Rondônia

Novas regras de rotulagem nutricional servem para educar consumidor, diz Abia


As novas regras entraram em vigor no dia 9 de outubro e entre as mudanças está a adoção de rotulagem nutricional frontal

Porto Velho, RO - Desde 9 de outubro vigoram no Brasil as novas regras para a rotulagem de alimentos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), as alterações significam não somente a atualização dos rótulos, mas também para educar o consumidor.

As novas regras para rotulagem de alimentos no país é tema do programa Direto ao Ponto desta quinta-feira (20), que conta com a participação do diretor de Assuntos Regulatórios da Abia, Alexandre Novachi.

As mudanças na rotulagem foram estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e envolvem alterações na tabela de informação, nas alegações nutricionais e na adoção da rotulagem nutricional frontal.

Segundo Novachi, o processo para as mudanças teve início em 2014, passando por consulta pública que contou com cerca de 82 mil contribuições da sociedade. Para a indústria de alimentos o processo é considerado uma experiência importante.

“Agora a gente tem como responsabilidade, uma questão até de cidadania, trabalhar na melhor implementação. E, esse trabalho significa não só atualização dos rótulos, mas a educação do consumidor, para que ele possa usar essa ferramenta para fazer as melhores escolhas”, diz o diretor da ABIA.Abramilho: vazio sanitário do milho para controlar a cigarrinha é algo complicado
Princípio da rotulagem é informar, diz Abia

As coisas partem sempre de um princípio e as informações existentes nos rótulos não são diferentes, pontua Novachi.

“O princípio da rotulagem é, sempre foi e sempre será o de informar o consumidor. É o primeiro elo de uma cadeia entre o setor produtivo e o consumidor”.

Fonte: Por Viviane Petroli
Novas regras de rotulagem nutricional servem para educar consumidor, diz Abia Novas regras de rotulagem nutricional servem para educar consumidor, diz Abia Reviewed by Da Redação on outubro 21, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.