Profissionais de saúde passam por capacitação sobre hanseníase em Porto Velho - Impacto Rondônia

Profissionais de saúde passam por capacitação sobre hanseníase em Porto Velho

Médicos, enfermeiros e técnicos estiveram presentes no treinamento

Porto Velho, RO - Com objetivo de ampliar e melhorar a qualidade dos atendimentos ao público, a Prefeitura de Porto Velho promoveu uma capacitação em diagnóstico e tratamento de hanseníase e o uso de teste rápido para vigilância de contatos domiciliares.

O evento aconteceu na segunda-feira (4) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e contou com a participação de profissionais de saúde que atuam na atenção básica do município e nas unidades de referência da doença como: Policlínica Rafael Vaz e Silva, Policlínica Oswaldo Cruz e Hospital Santa Marcelina. A capacitação foi ministrada pela médica Doutora Paula Frassinete, da Fundação Alfredo da Mata de Manaus (AM).

HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, com potencial de ocasionar incapacidades e/ou deformidades físicas.

Segundo Sheila Arruda, coordenadora da hanseníase municipal, a doença tem cura e o tratamento é ofertado pelo município, através do Sistema Único de Saúde – SUS.

Município monitora andamento e registro de casos de haseníase

“A hanseníase é uma enfermidade que pode atingir principalmente a pele, mas que consequentemente evolui e compromete outras regiões do corpo. É importante que a população tenha conhecimento dos sintomas, que são manchas, diminuição ou ausência de sensibilidade na pele, aparecimento de caroços ou nódulos no corpo, dentre outros. A doença tem cura e o tratamento é feito em todas as unidades de saúde, sendo como referência a policlínica Rafael Vaz e Silva”, esclarece.

DADOS

Até a primeira metade de 2022, 27 casos novos foram diagnosticados em Porto Velho. Em 2020 houve 51 casos confirmados e 65 no ano seguinte.

“A gente observa que 27 casos é um número relativamente baixo por enquanto, diante da média anual que é 70. Contudo, estamos constantemente fazendo buscas ativas para detectar a doença. Caso seja confirmada a doença, é preciso direcionar o paciente e a família para iniciar o tratamento”, disse.

MUTIRÃO

A capacitação é uma parceria entre o Ministério da Saúde, Semusa, Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) e Fundação Alfredo da Mata. Além disso, os departamentos internos da Semusa, como o de alta e média complexidade, e vigilância em saúde e atenção básica, trabalham em conjunto para que o tratamento da doença seja disponibilizado à população.

Por isso, mutirões de testagem e atendimento acontecerão nesta semana nas unidades de saúde da Zona Sul de Porto Velho. Confira abaixo.

Unidade de Saúde Castanheiras
Data: 05/07

Unidade de Saúde Caladinho
Data: 06/07

Unidade de Saúde Renato Medeiros
Dia: 07/07

Unidade de Saúde Nova Floresta
Data: 08/07


Fonte: Prefeitura de Porto Velho
Profissionais de saúde passam por capacitação sobre hanseníase em Porto Velho Profissionais de saúde passam por capacitação sobre hanseníase em Porto Velho Reviewed by Da Redação on julho 07, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.