MP conclui expansão de sistema extradigital em Promotorias do interior de RO - Impacto Rondônia

MP conclui expansão de sistema extradigital em Promotorias do interior de RO

A partir de agora, o sistema permanecerá em fase de testes para identificação de eventuais vícios e/ou melhorias que se façam necessárias na versão piloto

Porto Velho, RO - A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e o Comitê Gestor de Sistemas (CGSIS) concluíram nesta quinta-feira (30/06) a segunda etapa de atualização e expansão do sistema extratadigital, que possibilitará a instauração e tramitação virtual de procedimentos extrajudiciais em todo o Ministério Público de Rondônia.

Nesta primeira fase, o sistema foi implantado em todas as Promotorias de primeira entrância, a saber, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Alvorada do Oeste, Nova Brasilândia do Oeste, Santa Luzia do Oeste, Alta Floresta do Oeste, Presidente Médici e Machadinho do Oeste. Além dessas, ocorreu a implantação em duas Promotorias de segunda entrância, quais sejam, a 3ª PJ de Ouro Preto do Oeste e a 6ª PJ de Ariquemes.

A implantação se deu nos termos da Portaria nº 764/2022, da Procuradoria-Geral de Justiça, e foi acompanhada de capacitação oferecida pela Escola Superior do Ministério Público (ESMPRO). Atuaram como instrutores os servidores Sheila Patrícia Mota Neves e Werley Hudson da Silva, que visitaram presencial e individualmente as comarcas onde o sistema passará a ser utilizado pela primeira vez, além de haverem ofertado capacitação na modalidade virtual às Promotorias da BR-429, onde a versão anterior do sistema já estava em fase de testes.

A Promotora de Justiça Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta, titular da PJ de Nova Brasilândia do Oeste, uma das primeiras a receber a nova versão do sistema, destacou que a implantação do extradigital proporcionará a resolutividade, com maior brevidade, aos procedimentos, otimizará o trabalho de toda equipe, além de propiciar o acesso aos feitos a qualquer momento e lugar. Ressaltou, ainda, que a execução de tarefas simultâneas está em consonância com a agilidade imposta pelo mundo pós-moderno. Asseverou que aguarda que o sistema seja responsivo para que possa ser acessado em smartphones e tablets, e parabenizou a concretização deste projeto tão esperado e almejado pela Instituição e pelos membros.

No mesmo sentido, a Promotora de Justiça Lucilla Zanella, titular da PJ de Alta Floresta do Oeste, ressaltou que o primeiro contato com o sistema foi positivo e que o uso da plataforma, tanto pelo membro como pelos servidores, é simples e intuitivo, dada a semelhança visual do sistema extradigital com o sistema Gabinete, já utilizado pela Instituição para feitos judiciais.

A partir de agora, o sistema permanecerá em fase de testes para identificação de eventuais vícios e/ou melhorias que se façam necessárias na versão piloto. A perspectiva da DTI e do CGSIS é de que o sistema esteja implantado e em pleno funcionamento em todo o Ministério Público de Rondônia até o fim de 2022.

Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
MP conclui expansão de sistema extradigital em Promotorias do interior de RO MP conclui expansão de sistema extradigital em Promotorias do interior de RO Reviewed by Da Redação on julho 04, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.