MDB formata candidato a governador em Rondônia, o que muda quando as eleições são decididas no segundo turno, mais uma vez Vilhena terá eleições suplementares - Impacto Rondônia

MDB formata candidato a governador em Rondônia, o que muda quando as eleições são decididas no segundo turno, mais uma vez Vilhena terá eleições suplementares


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Porto Velho, RO - Convenções – O mês de julho marca o início do período das convenções partidárias, quando serão escolhidos os candidatos aos cargos majoritários e proporcionais das eleições gerais de outubro próximo, e ajustadas as parcerias partidárias. As convenções terão início dia 20 e concluídas no dia 5 de agosto, conforme o calendário eleitoral deste ano. Em Rondônia as negociações estão sendo aceleradas, mas até o prazo final, para escolha dos candidatos a governador e vice se espera transformação significativa do quadro atual, pois é bem provável, que o senador e ex-governador Confúcio Moura (MDB) disputa o governo do Estado. Com ele na disputa é possível antecipar, lógico que por dedução, que teremos eleições bem mais acirradas na sucessão estadual.

MDB – Uma das manchetes do RONDONIA DINÂMICA de hoje é sobre a entrevista que Confúcio Moura concedeu à Rede TV Rondônia, para o jornalista José Luiz Alves, decano da imprensa regional. No bate-papo com o apresentador, Confúcio deixou transparecer, que a maioria dos dirigentes partidários do MDB gostaria de ter o seu nome na disputa pelo governo do Estado, nas eleições deste ano. E não se tem dúvida, que Confúcio seria –ou será– um adversário com amplas possibilidades de chegar ao segundo turno, pois dificilmente teremos eleições a governador decididas no primeiro turno no Estado. Com Confúcio o MDB tem amplas possibilidades de levar o partido, mais uma vez, a governar Rondônia.

Coerência – Hoje se comenta com muita regularidade de a possibilidade de o governador Marcos Rocha (União Brasil), e o senador Marcos Rogério (PL), ambos pré-candidatos à sucessão estadual chegarem ao segundo turno. Para nós impossível, pois ambos são do mesmo segmento evangélico e político e ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL), pré-candidato à reeleição. Para a coluna as chances de Rocha são bem maiores, pelos programas de governo como Tchau Poeira, Porteira Aberta, Governo na Cidade, Prato Fácil, Mamãe Chequei, dentre outros, além do apoio de boa parte dos prefeitos nos 52 municípios, inclusive da capital, além de o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) e de vários outros parlamentares. Certamente as parcerias farão a diferença na busca pelo voto.

Oposição – Caso Confúcio, por “livre e espontânea pressão” dos filiados do MDB, partido que tem a terceira maior fatia do bolo financeiro do Fundo Eleitoral, mais de R$ 3,6 milhões, entre na disputa, as chances de chegar ao segundo turno são enormes. E eleições em segundo turno é bem diferente, pois as forças políticas, mesmo sendo adversárias se juntam e, nem sempre o mais bem votado no primeiro turno consegue manter a votação no segundo. E Rocha sabe, que não tem chances de contar com a Frente Partidária, que tem como pré-candidatos Vinícius Miguel (PSB), Anselmo de Jesus (PT), governador e vice, respectivamente, e o ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade) ao Senado. Engana-se quem acredita, que Confúcio está fora das disputas eleitorais deste ano.

Vilhena – Na quinta-feira (30) 0 Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a cassação do prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PSC), e da vice, Patrícia da Glória em razão de denúncia de crime eleitoral nas eleições de 2020. A decisão afasta prefeito e vice e assume a prefeitura o presidente da Câmara, Ronildo Macedo (Podemos). Fora do cargo, Japonês e Patrícia recorrem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE, mas como crime eleitoral é muito difícil de ser revertido, deveremos ter eleições suplementares provavelmente antes das gerais de outubro próximo. No mandato 2017/2020, Japonês foi derrotado por Rosani Donadon, na época no MDB, que foi cassada devido à problema com registro da candidatura, por isso as eleições suplementares de junho de 2018, quando Japonês foi eleito vencendo Rosani. Agora teremos novas eleições suplementares.

Respigo

Aniversaria no sábado (2) o Amigo, termo utilizado para poucos, Tadeu Augusto Itajubá, proprietário do site “O Combatente”. Itajubá foi homenageado recentemente com título concedido pela câmara de vereadores de Cidadão Honorário de Nova Aurora, município do Noroeste do Paraná +++ Tadeu foi vereador em Nova Aurora, mas em Rondônia não desenvolveu sua aptidão para a política partidária. Optou pelo jornalismo +++ Servidores da Escola do Legislativo estiveram reunidos na manhã de hoje (1º) para momento de lazer em concorrido café da manhã. O diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro e demais diretores também marcaram presença no momento de descontração e alegria +++ O policiamento ostensivo-preventivo em Porto Velho, competência da Polícia Militar (PM) precisa ampliar seus trabalhos. Somente na madrugada de hoje duas agências do Banco do Brasil (BB), nas avenidas Presidente Dutra e Nações Unidas foram arrombadas e ocorreram tentativas de explosão dos caixas eletrônicos +++ Os marginais utilizaram dinamite para suas ações criminosas. Não conseguiram sucesso, mas fica um alerta para as autoridades e a evidência da ousadia dos amigos do alheio.

Fonte: Por Waldir Costa/Rondônia Dinâmica
MDB formata candidato a governador em Rondônia, o que muda quando as eleições são decididas no segundo turno, mais uma vez Vilhena terá eleições suplementares MDB formata candidato a governador em Rondônia, o que muda quando as eleições são decididas no segundo turno, mais uma vez Vilhena terá eleições suplementares Reviewed by Da Redação on julho 04, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.