Sema dá licença para trecho da 1ª Ferrovia Estadual de MT


Reprodução

O corredor logístico de 740 km que ligará os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá

Porto Velho, RO - Esta licença permite que a empresa Rumo S/A comece a construção dos primeiros trilhos da ferrovia ainda neste ano

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) emitiu, na segunda-feira (13), a primeira Licença de Instalação (LI) para 8,67 km da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso.

O trecho fica localizado no município de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá).

STF marca para dia 15 julgamento de ação que trava Ferrogrão

Esta licença permite que a empresa Rumo S/A comece a construção dos primeiros trilhos da ferrovia ainda neste ano, nas proximidades do Parque Industrial Intermodal de Rondonópolis, além da logística e preparação de canteiros de obras, contratação de mão de obra, e transporte de materiais para o local.

As licenças de Instalação serão emitidas por trecho. Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/Rima) foram entregues pela empresa para a análise da Sema, que considerou medidas de monitoramento, controle e mitigação de impactos.

Para a liberação, houve a análise técnica do setor de licenciamento e vistorias presenciais de equipes ao local.

A Licença Prévia do empreendimento já foi referendada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) em março deste ano, após audiência e consulta pública à sociedade.

Nas próximas etapas, o restante do traçado deve passar pelo licenciamento da Instação, e por último, licenciamento para operação.

O projeto completo da 1ª Ferrovia de Integração Estadual prevê um corredor logístico de 740 km que ligará os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá.

A construção da ferrovia conecta Mato Grosso à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

O investimento previsto é de R$ 12 bilhões.

Fonte: DC Redação
Sema dá licença para trecho da 1ª Ferrovia Estadual de MT Sema dá licença para trecho da 1ª Ferrovia Estadual de MT Reviewed by Admin on junho 27, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.