Mães reconhecem trabalho do deputado Cirone Deiró em defesa da inclusão das pessoas com deficiência - Impacto Rondônia

Mães reconhecem trabalho do deputado Cirone Deiró em defesa da inclusão das pessoas com deficiência

Autor da lei que reduziu em 50% a carga horária dos militares responsáveis por pessoas com deficiência e da lei que criou a Semana Estadual da Mãe Atípica, o parlamentar tem se destacado pelo apoio às famílias das pessoas com deficiência.

Porto Velho, RO - O deputado Cirone participou da programação de abertura das atividades que marcaram o início da programação da 3ª Semana Estadual da Mãe Atípica, realizada pelo Movimento Mães Coragens com o tema: quem cuida também precisa ser cuidada. Cirone aprovou leis que assegurarem o exercício pleno, em condições de igualdade dos direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência.

Além de ser autor da lei 4.615/2019, primeira lei no Brasil que criou a Semana Estadual da Mãe Atípica, é autor ainda, da lei 5.344/22, sancionada pelo governador Marcos Rocha, no último dia 13 de maio, que assegurou aos policiais militares e bombeiros a redução de 50% da carga horária para o militar que for responsável por pessoas com deficiência. As duas leis de autoria do deputado foram construídas com a participação e colaboração das mães e pais de crianças com deficiência.

Na busca por soluções para os problemas que as pessoas com deficiência enfrentam, o deputado Cirone realizou audiências públicas na Assembleia Legislativa para tratar sobre a educação inclusiva nas escolas de Rondônia. Também trabalhou junto à Secretaria de Estado da Educação para viabilizar a contratação de cuidadores e mediadores pedagógicos para acolher os estudantes com deficiência nas escolas da rede estadual de ensino.

No entanto, diante das constantes reclamações das mães sobre a falta de vagas para seus filhos nas escolas, situação agravada pela ausência de cuidadores e mediadores pedagógicos, Cirone solicitou ao presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Paulo Curi, a realização de auditoria operacional sobre educação inclusiva.

Durante evento com as mães, Cirone agradeceu ao presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Paulo, Curi pela forma comprometida que abraçou a pauta da educação inclusiva e sua significativa contribuição na busca pelo atendimento educacional dos alunos com deficiência.

Deiró relatou que recentemente, esteve no Tribunal de Contas e foi informado pelo presidente Curi, que os técnicos já concluíram as análises da audiência pública preparatória, realizada na Assembleia Legislativa e que avançam na agenda de trabalho previamente estabelecida.

“O presidente me informou que a conclusão da auditoria operacional está prevista para o segundo semestre. Acredito que os resultados dessa auditoria operacional vão identificar as lacunas na política educacional que dificultam o acesso e a permanência das crianças e adolescentes com deficiência nas escolas”, esclareceu.

Mãe atípica, Flaviana Tertuliano, pioneira na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e organizadora da live de abertura da Semana Estadual da Mãe Atípica destacou a sensibilidade e o trabalho do deputado Cirone na busca por respostas para as demandas das mães atípicas.

“Encontramos no deputado Cirone o acolhimento de reivindicações que há anos, fazem parte da luta das mães que vivem às adversidades de cuidar dos filhos com deficiência, sem o apoio do poder público e muitas vezes, sem o apoio das famílias. A atenção e comprometimento do deputado Cirone nos trouxe resultados positivos e nos devolveu a esperança de conquistas de direitos para os nossos filhos”, reconheceu.

A tenente e mãe de criança com deficiência, Heline Braga, destacou a agilidade do deputado Cirone Deiró para a aprovação da lei 5.344/22, sancionada pelo governador Marcos Rocha no último, dia 13 de maio, que assegurou aos policiais militares e bombeiros a redução de 50% da carga horária para o militar que for responsável por pessoas com deficiência.

“Fomos surpreendidos com a publicação no diário oficial da lei que o deputado Cirone Deiró, recentemente aprovou na Assembleia Legislativa. Uma reivindicação de tantas mães e pais que precisam de dividir entre os cuidados dos filhos com deficiência e sua responsabilidade com a rotina de trabalho. Somos gratos ao deputado Cirone pela sua atenção e compromisso com a inclusão das pessoas com deficiência’, concluiu.

Fonte: ALE/RO
Mães reconhecem trabalho do deputado Cirone Deiró em defesa da inclusão das pessoas com deficiência Mães reconhecem trabalho do deputado Cirone Deiró em defesa da inclusão das pessoas com deficiência Reviewed by Da Redação on maio 17, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.