Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico aprova projetos que reforçam geração de empregos - Impacto Rondônia

Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico aprova projetos que reforçam geração de empregos


Resolução visa estimular a retomada do aumento da capacidade operacional dos frigoríficos

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, realizou, de forma online e presencial, a 76ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico – Conder, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, em que foram aprovados projetos de Incentivo Tributário e resoluções que contribuirão para o fomento do setor industrial e agroindustrial do Estado de Rondônia.

De acordo com os projetos aprovados, tem-se como previsão investimentos fixos da ordem de R$ 17 milhões de reais e a geração de mais de 350 empregos diretos, contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento do Estado, fomentando a economia.

“De todos os projetos apresentados, nove terão os investimentos de Incentivo Tributário. As empresas irão efetivar o planejamento e a previsão é de gerar mais de 350 empregos. Isso irá contribuir para o desenvolvimento do Estado de forma positiva, fomentando a economia,” enfatiza o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Avenilson Trindade.

Entre as medidas apresentadas, o Estado irá atribuir o crédito concedido sobre a carne com osso a estabelecimentos industriais frigoríficos, localizados no Estado de Rondônia, no período de 19 de abril de 2022 a 28 de fevereiro de 2023, buscando, desta forma, estimular o aumento de aquisição de animais para o abate, com intenção de ampliar a capacidade competitiva dos produtos locais.

A resolução que concede Crédito Presumido de 85% do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, possibilita o aumento do benefício do incentivo tributário para reduzir o custo operacional das plantas frigoríficas e, assim estimular a retomada do aumento da capacidade operacional, manutenção e geração de novos empregos, além de recuperar gradativamente o nível de comercialização entre o produtor e os estabelecimentos industriais frigoríficos, reduzindo o estoque de bovinos no pasto.

Exemplo disso, é um frigorífico que pleiteou incentivo tributário e passará a ter uma de suas principais unidades no município de Ji-Paraná. A empresa é referência no mercado de carnes e derivados, e deve utilizar 92,73% da matéria-prima do Estado para a produção dos alimentos.

“O incentivo irá significar muito, pois sem ele, a atividade fica inviabilizada, uma vez que todas as outras empresas do setor no Estado já contam com este benefício que significa uma diferença de cerca de 2,5% no recolhimento final, e neste setor de Frigorífico este percentual muitas vezes é maior do que a margem” explica o empresário do setor Milton Belicanta.

Compõe o Conder, os titulares das seguintes instituições: Secretaria de Estado de Agricultura – Seagri, Secretaria de Estado de Finanças – Sefin, Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, além da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia – Faperon, Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia – Facer, Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – Fiero, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia – Fecomércio, Banco da Amazônia – Basa, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico aprova projetos que reforçam geração de empregos Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico aprova projetos que reforçam geração de empregos Reviewed by Da Redação on maio 22, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.