Colômbia vai às urnas para eleição que pode trazer mudança histórica - Impacto Rondônia

Colômbia vai às urnas para eleição que pode trazer mudança histórica

Gustavo Petro tem a chance de, pela primeira vez, quebrar o padrão de governos de direita e alinhados com os Estados Unidos. (Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez)
Porto Velho, RO - Neste domingo, 29, os colombianos vão às urnas para eleger um novo presidente. Historicamente conservadora, a Colômbia tem a chance de, pela primeira vez, quebrar o padrão de governos de direita e alinhados com os Estados Unidos.

Pouco menos de 39 milhões dos 50 milhões de colombianos podem votar entre 8h e 16h (13h00-21h GMT). Resultados são esperados 4 horas após o encerramento da votação. Se nenhum candidato obtiver mais de 50% dos votos, haverá um segundo turno em junho.

Gustavo Petro, ex-guerrilheiro e senador do M-19, enfrenta vários rivais, mas seu principal adversário é Federico Gutiérrez, ex-prefeito de Medellín que encabeça a coalizão ligada ao atual presidente de extrema direita, Iván Duque. O magnata Rodolfo Hernández também viu um aumento tardio nas intenções de voto.

Pesquisa da Invamer, divulgada em 19 de maio, mostra a estabilidade de Petro na liderança. Se ele vencer, será quebrada a hegemonia de 24 anos de governos liberais e conservadores na Colômbia.

Cerca de 300.000 policiais e soldados armados manterão a paz em 12.000 estações de voto em todo o país, que estarão sob o olhar de observadores da Organização dos Estados Americanos e da União Europeia.


Fonte: Brasil247
Colômbia vai às urnas para eleição que pode trazer mudança histórica Colômbia vai às urnas para eleição que pode trazer mudança histórica Reviewed by Da Redação on maio 29, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.