Audiências públicas para elaboração da Lei Orçamentária Anual 2023 começam na próxima semana - Impacto Rondônia

Audiências públicas para elaboração da Lei Orçamentária Anual 2023 começam na próxima semana


Projeto de lei definirá orçamento para áreas importantes do município

Porto Velho, RO - Com o objetivo de detalhar o exercício financeiro do município para o ano que vem, a Prefeitura inicia mais um ciclo de palestras e debates junto à comunidade para a elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. As audiências públicas sobre o tema acontecem na próxima semana.

Na prática, o documento trata da distribuição e fixação das despesas com os serviços públicos como saúde, educação e assistência social, dentre outras áreas de investimento como asfalto, iluminação pública e saneamento básico. Os trabalhos iniciam, nesse momento, pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), sob a liderança do secretário municipal Luiz Guilherme.

“O objetivo é adequar a proposta orçamentária às políticas públicas do município. Para isso, é muito importante a participação da população”, explica o subsecretário de gestão institucional da Sempog, José Cantídio.

CRONOGRAMA

Atualmente, o município está na chamada fase de sensibilização, que durará até a próxima sexta-feira (13). Nela, são realizadas reuniões setoriais com as secretarias municipais. “É nesse momento que se discute com os secretários municipais as demandas das pastas para ajustá-las de acordo com o orçamento disponível”, explica Cantídio.



José Cantídio, subsecretário de gestão institucional da Sempog

Na próxima semana terão início as audiências públicas, previstas para acontecer entre nos dias 17 e 19 de maio. Após isso, o município elabora o relatório das audiências, que contém a compatibilização e consolidação dos dados colhidos até a elaboração final do texto do projeto de lei orçamentária.

Por fim, a LOA 2023 seguirá para a Câmara Municipal até o dia 30 de setembro. Na casa, o documento passará por avaliação e votação pelos vereadores.

O documento obedece a metodologia desenvolvida pela Prefeitura durante o processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) de 2022-2025, seguindo demandas do prefeito Hildon Chaves.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)a
Audiências públicas para elaboração da Lei Orçamentária Anual 2023 começam na próxima semana Audiências públicas para elaboração da Lei Orçamentária Anual 2023 começam na próxima semana Reviewed by Da Redação on maio 12, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.