Governo promete enviar projeto de Redução do ICMS do bezerro na segunda - Impacto Rondônia

Governo promete enviar projeto de Redução do ICMS do bezerro na segunda

Adelino Follador disse que cobrou o projeto do governo devido a imensa expectativa do setor produtivo que continua tendo prejuízos na hora de negociar sua produção

Porto Velho, RO - O deputado Adelino Follador (União Brasil) disse nesta quinta-feira (14) que recebeu do secretário de Finanças (Sefin) Luiz Fernando Pereira da Silva, a confirmação do envio do projeto do Executivo de redução da alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre as operações interestaduais de comércio do bezerro, já na próxima segunda-feira (18) à Assembleia Legislativa para apreciação e votação.

O parlamentar disse que voltou a cobrar do secretário a providência de encaminhar o projeto devido a expectativa criada no meio do setor produtivo, que espera com ansiedade a medida de redução do imposto, que para eles, neste momento representa a redenção do setor, que mesmo antes da pandemia, já vinha sendo penalizado pela concorrência de estados como Mato Grosso e São Paulo, que há anos adotam uma política de preços melhor para o setor, diferentemente da que é aplicada em Rondônia. “Essa prática desestimula os produtores e até a própria economia do Estado que, produzindo menos, arrecada também menos”, disse o deputado.

De acordo com Adelino Follador, pelo que ele ouviu das autoridades do Governo, a expectativa é de que a redução seja de cerca de 66,67% sobre a base de cálculo do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) nas operações interestaduais com bezerros. Dessa forma a carga tributária deverá cair de 12% para 4% sobre o valor da operação, o que representa um ganho considerável se comparada a ainda vigente política de preço do Estado de Rondônia.

O deputado garantiu que se o projeto der entrada já na segunda-feira, fará todo esforço para que seja apreciado e aprovado o mais rápido possível, nem que para isso tenha que requerer a realização de uma sessão extraordinária para este fim, com o apoio de seus pares. Follador voltou a citar que esta mesma medida já foi adotada em vários estados incluindo Mato Grosso e Acre, parceiros de Rondônia que saíram na frente para socorrer o setor e fortalecer sua economia, “uma medida que também queremos para socorrer e incentivar a pecuária rondoniense”, disse.

Segundo o deputado, com aprovação do projeto pela Assembleia Legislativa, os produtores estarão autorizados a vender (exportar) seus bezerros para São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e outros estados, com a segurança da lei, que ampara e amplia as oportunidades de negócios. “Mas para isso é preciso que o projeto chegue ao Parlamento, seja aprovado e após sancionado pelo governador Marcos Rocha”, ponderou o deputado pedindo agilidade nas providências do Executivo.

Para Adelino Follador esta medida é um tipo de ato salvador para incentivar a produção, que renova as expectativas e o interesse de pequenos, médios e grandes produtores, criadores de gado, e também do próprio Governo que se mantém ativo, livre da estagnação e em trajetória contínua de produção que movimenta a economia com a geração de emprego e renda, que influencia ainda mais positivamente a balança comercial do Estado.

Texto: Assessoria
Foto: Thyago Lorentz
Governo promete enviar projeto de Redução do ICMS do bezerro na segunda Governo promete enviar projeto de Redução do ICMS do bezerro na segunda Reviewed by Da Redação on abril 19, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.