Ex-secretário de Roberto Sobrinho deve ser novo conselheiro do Tribunal de Contas, indicado pelo Governador - Impacto Rondônia

Ex-secretário de Roberto Sobrinho deve ser novo conselheiro do Tribunal de Contas, indicado pelo Governador

 


Ex-secretário da EMDUR, Jailson Viana

Porto Velho, RO - O jornalista renomado e com informações privilegiadas dentro de todas esferas de poder em Rondônia, em sua coluna deu um furo que deixou os deputados Luizinho Goebel e Marcelo Cruz sem rumo, os dois lutavam com unhas e dentes para assumir a vaga deixada pelo Conselheiro Benedito Alves.

O nome que o Governador vai indicar é do ex-secretário da EMDUR, Jailson Viana da Almeida na administração do ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT).

CONFIRA ABAIXO A NOTA DO JORNALISTA SÉRGIO PIRES:

Não foi uma escolha fácil! E foi surpreendente! Até chegar ao nome do auditor fiscal e advogado Jailson Viana da Almeida, para ocupar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o governador Marcos Rocha se debruçou sobre várias opções, todas, segundo comentou a este Blog, merecedoras do maior respeito e que, qualquer outra, certamente, poderia ter sido o alvo da opção. 

Por que então um personagem menos conhecido da vida pública, que atua muito mais nos bastidores? Basicamente, porque Jailson preenchia todos os requisitos que Rocha procurava: um advogado, contador, ficha limpíssima e que pudesse, no TCE-RO, cumprir sua importante missão com dignidade e profissionalismo. 

Durante longo tempo, antes de anunciar o ungido, Rocha se preocupou em analisar todos os nomes que preenchiam os pré-requisitos, que ele considerava vitais para a função e que, ao final de tudo, atendessem os interesses maiores da população, como o fazem todos os demais membros do Tribunal de Contas e seu recém aposentado conselheiro, Benedito Alves, a quem Jailson Almeida está substituindo. 

Com vários anos de serviço público, uma vida pessoal e profissional ilibada, o novo conselheiro do TCE é auditor fiscal do Tesouro de Porto Velho e, atualmente, ocupava o posto de secretário adjunto do Planejamento, no Estado. 

Em mensagem enviada ao presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Alex Redano, o governador Marcos Rocha afirma que “ante as prerrogativas constitucionais outorgadas aos membros do Tribunal de Contas, é necessário que a escolha dos seus integrantes seja permeada de cuidados especiais, a fim de fazer valer os poderes públicos, investidos no desenvolvimento de naturais”. 

Acrescentou a seguir que “assim, o indicado é indivíduo notoriamente idôneo e com reputação impecável, perante a sociedade e a sua respectiva área de atuação profissional e acadêmica, além de ser detentor de substancial conhecimento jurídico, contábil, econômico e financeiro, obtido por meio do exercício profissional eficaz, por mais de 15 anos” O currículo completo de Jailson foi encaminhado juntamente com o documento da nomeação, para a Assembleia. 

Embora pudesse ter agradado sua base de apoio, escolhendo um político para o posto, o que certamente, lhe renderia dividendos importantes neste ano eleitoral, o Governador rondoniense abriu mão de uma eventual vantagem neste sentido, embora, é claro, vários nomes do meio político que estavam contados para o posto, tinham todo o mérito de estar em pré-relações, que foram lançadas durante o transcorrer do processo.

 No final, o Governador optou por um técnico, especialista em finanças e conhecedor do Direito, para chegar à escolha final, aliás, como tem feito em outras ocasiões.

 Novamente ele optou por um especialista que, na sua concepção, pode contribuir muito com seu Estado. Os deputados agora vão debater o nome do indicado nas próximas sessões e decidirão se aprovam o indicado.  

Ex-secretário de Roberto Sobrinho deve ser novo conselheiro do Tribunal de Contas, indicado pelo Governador Ex-secretário de Roberto Sobrinho deve ser novo conselheiro do Tribunal de Contas, indicado pelo Governador Reviewed by DA REDAÇÃO on abril 12, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.