Diplomacia de Bolsonaro enfraquece projeto da cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU - Impacto Rondônia

Diplomacia de Bolsonaro enfraquece projeto da cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU


PORTO VELHO, RO - O Brasil está reduzindo ainda mais as suas chances de se tornar um membro permanente do Conselho de Segurança neste episódio da invasão da Ucrânia pelas tropas russas em que a diplomacia brasileira parece tão hesitante. O presidente Bolsonaro fala em neutralidade, deixa no ar um subtexto pró-Russia, e o Itamaraty tem que dar voltas para corrigir. O Brasil há longo tempo tem essa pretensão e vem tentando, governo após governo, costurar apoios a essa presença permanente na instância diplomática mais poderosa, mas está passando a ideia de uma diplomacia que improvisa e que tem que se dobrar a um presidente imprevisível.

A entrevista concedida pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França, à Globonews, mostra um esforço patético de mudar a semântica das palavras. França disse que quando Bolsonaro falou em neutralidade queria dizer imparcialidade e equilíbrio. Ora as palavras são o que são. E na verdade ele falou a palavra neutralidade, mas na mesma entrevista concedida no Guarujá, Bolsonaro deixou a entender que sua posição é pró-Russia com inclusive uma crítica ao presidente Volodymyr Zelensky ao dizer “o povo (ucraniano) escolheu um comediante”.

Quando a maioria absoluta do mundo condena a invasão, o Brasil demorou dias para fazer o mesmo, e o embaixador na ONU ainda tenta agradar à Rússia dizendo que não pode haver sanções porque haverá crise econômica. Essa é a forma de se equilibrar para atender Bolsonaro.

Isso nos afasta do sonho, que sempre foi meio distante, mas que o país buscou com persistência de ter uma cadeira permanente no Conselho de Segurança. Hoje, neste momento dramático da diplomacia, o Brasil ocupa uma cadeira rotativa, e quando podia dar uma amostra da diferença que a diplomacia brasileira pode fazer, o Itamaraty parece hesitante, e o país, sob a condução de Bolsonaro, tem uma atitude equivocada.



Fonte: O Globo
Diplomacia de Bolsonaro enfraquece projeto da cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU Diplomacia de Bolsonaro enfraquece projeto da cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU Reviewed by DA REDAÇÃO on março 01, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.